Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade

A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados...

ver descrição completa

Principais autores: Miquelin, Awdry Feisser, Saavedra Filho, Nestor Cortez, Conceição, Sam Adam Hoffmann
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis.