Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade

A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados...

ver descrição completa

Principais autores: Miquelin, Awdry Feisser, Saavedra Filho, Nestor Cortez, Conceição, Sam Adam Hoffmann
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1599
recordtype ojs
spelling peri-article-15992014-06-02T23:43:10Z Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade Miquelin, Awdry Feisser Saavedra Filho, Nestor Cortez Conceição, Sam Adam Hoffmann A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599 10.3895/S1982-873X2014000100004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599/1222 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Miquelin, Awdry Feisser
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Conceição, Sam Adam Hoffmann
spellingShingle Miquelin, Awdry Feisser
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Conceição, Sam Adam Hoffmann
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
author_sort Miquelin, Awdry Feisser
title Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_short Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_full Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_fullStr Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_full_unstemmed Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_sort mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
description A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2014
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
_version_ 1805291725338443776
score 10,814766