Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados...
Principais autores: | Miquelin, Awdry Feisser, Saavedra Filho, Nestor Cortez, Conceição, Sam Adam Hoffmann |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1599 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-15992014-06-02T23:43:10Z Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade Miquelin, Awdry Feisser Saavedra Filho, Nestor Cortez Conceição, Sam Adam Hoffmann A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599 10.3895/S1982-873X2014000100004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599/1222 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Miquelin, Awdry Feisser Saavedra Filho, Nestor Cortez Conceição, Sam Adam Hoffmann |
spellingShingle |
Miquelin, Awdry Feisser Saavedra Filho, Nestor Cortez Conceição, Sam Adam Hoffmann Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
author_sort |
Miquelin, Awdry Feisser |
title |
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
title_short |
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
title_full |
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
title_fullStr |
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
title_full_unstemmed |
Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
title_sort |
mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade |
description |
A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2014 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599 |
_version_ |
1805291725338443776 |
score |
10,814766 |