Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente...
Principais autores: | Silva da Silva, André Luís, Vivian, Marcelo Fonseca, Jappe Goi, Mara Elisângela, Del Pino, José Cláudio |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Inglês Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 |
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Resumo: |
Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções. |
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