Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química
Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente...
Principais autores: | Silva da Silva, André Luís, Vivian, Marcelo Fonseca, Jappe Goi, Mara Elisângela, Del Pino, José Cláudio |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Inglês Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 |
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peri-article-160012024-05-01T10:05:54Z Articulação entre a resolução de problemas e a experimentação balizada pela atividade experimental problematizada (AEP): uma proposta para o ensino de química Articulation between problem solving and experimentation guided by problematized experimental activity (PEA): a proposal for chemistry teaching Silva da Silva, André Luís Vivian, Marcelo Fonseca Jappe Goi, Mara Elisângela Del Pino, José Cláudio Educação; Ensino de Ciências Ensino de Ciências; Atividade Experimental Problematizada; Resolução de Problemas. Science Teaching; Problematized Experimental Activity; Problem Solving Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções. It is accepted that the investigative dimension related to the field of Natural Sciences can be qualified through the use of strategies that permeate the proposition of problem situations, or Problem Solving, and that experimental activities show adherence to this theme, especially when related or originated by problematizations. Through this article, a didactic-pedagogical proposal is presented based on the association between the methodologies of Problem Solving and experimentation, interfaced by the Problematized Experimental Activity (PEA). Such research is of a Qualitative nature and, considering the organization of information and the production of new theoretical-methodological emergences, it also encompasses elements of Bibliographic Research. It is considered that the assertion developed is capable of generating autonomy and criticality to the students, providing, among other procedural-cognitive aspects, the construction of hypotheses, aiming at the (re)solution of the proposed problems, as well as the scientific argumentation based on these solutions and/or resolutions. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-04-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Investigação pedagógica application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001 10.3895/actio.v8n1.16001 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 1 (2023); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 1 (2023); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v8n1 eng por http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9512 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16001/9513 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16001/2805 Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Aceita-se que a dimensão investigativa relacionada à área das Ciências da Natureza pode ser qualificada por meio da utilização de estratégias que permeiem a proposição de situações-problema, ou Resolução de Problemas, e que atividades experimentais apresentam aderência a esta temática, especialmente quando relacionadas ou originadas por problematizações. Por meio deste artigo, apresenta-se uma proposta didático-pedagógica balizada pela associação das metodologias Resolução de Problemas e experimentação, interfaceada pela Atividade Experimental Problematizada (AEP). Esta pesquisa se configura como de natureza qualitativa e, considerando a organização de informações e a produção de novas propostas teórico-metodológicas, abarca também, elementos de Pesquisa Bibliográfica. Considera-se que a asserção desenvolvida é capaz de gerar autonomia e criticidade nos estudantes, propiciando, entre outros aspectos procedimentais-cognitivos, a construção de hipóteses, visando a (re)solução dos problemas propostos, bem como a argumentação científica a partir dessas (re)soluções. |
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