Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos...
Principais autores: | Passos, Marinez Meneghello, Dartora, Tatiany Mottin, Arruda, Sergio Mello, Fejolo, Thomas Barbosa |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1613 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-16132022-10-21T17:23:48Z Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem Passos, Marinez Meneghello Dartora, Tatiany Mottin Arruda, Sergio Mello Fejolo, Thomas Barbosa Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos brasileiros caracterizam as configurações informais de aprendizagem? Para a constituição do corpus foram analisados 1.616 artigos, dos quais apenas 51 foram escolhidos como sendo relacionados ao tema. Dentre outros resultados foi encontrado que: com exceção ao ano de 2001, o maior número de artigos nos demais anos se refere a experiências do dia a dia, com destaque para os estudos voltados para as investigações de como a matemática é praticada no cotidiano por grupos culturais distintos; a utilização dos conhecimentos matemáticos no dia a dia; a matemática presente em diversas situações; os conhecimentos matemáticos produzidos por diversos povos; e se os alunos conseguem relacionar a matemática à sua vida cotidiana. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq e CAPES 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613 10.3895/rbect.v9n1.1613 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613/2962 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Passos, Marinez Meneghello Dartora, Tatiany Mottin Arruda, Sergio Mello Fejolo, Thomas Barbosa |
spellingShingle |
Passos, Marinez Meneghello Dartora, Tatiany Mottin Arruda, Sergio Mello Fejolo, Thomas Barbosa Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
author_sort |
Passos, Marinez Meneghello |
title |
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
title_short |
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
title_full |
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
title_fullStr |
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
title_sort |
educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem |
description |
Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos brasileiros caracterizam as configurações informais de aprendizagem? Para a constituição do corpus foram analisados 1.616 artigos, dos quais apenas 51 foram escolhidos como sendo relacionados ao tema. Dentre outros resultados foi encontrado que: com exceção ao ano de 2001, o maior número de artigos nos demais anos se refere a experiências do dia a dia, com destaque para os estudos voltados para as investigações de como a matemática é praticada no cotidiano por grupos culturais distintos; a utilização dos conhecimentos matemáticos no dia a dia; a matemática presente em diversas situações; os conhecimentos matemáticos produzidos por diversos povos; e se os alunos conseguem relacionar a matemática à sua vida cotidiana. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613 |
_version_ |
1805449034743152640 |
score |
10,814766 |