Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem

Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos...

ver descrição completa

Principais autores: Passos, Marinez Meneghello, Dartora, Tatiany Mottin, Arruda, Sergio Mello, Fejolo, Thomas Barbosa
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1613
recordtype ojs
spelling peri-article-16132022-10-21T17:23:48Z Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem Passos, Marinez Meneghello Dartora, Tatiany Mottin Arruda, Sergio Mello Fejolo, Thomas Barbosa Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos brasileiros caracterizam as configurações informais de aprendizagem? Para a constituição do corpus foram analisados 1.616 artigos, dos quais apenas 51 foram escolhidos como sendo relacionados ao tema. Dentre outros resultados foi encontrado que: com exceção ao ano de 2001, o maior número de artigos nos demais anos se refere a experiências do dia a dia, com destaque para os estudos voltados para as investigações de como a matemática é praticada no cotidiano por grupos culturais distintos; a utilização dos conhecimentos matemáticos no dia a dia; a matemática presente em diversas situações; os conhecimentos matemáticos produzidos por diversos povos; e se os alunos conseguem relacionar a matemática à sua vida cotidiana. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq e CAPES 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613 10.3895/rbect.v9n1.1613 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613/2962 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Passos, Marinez Meneghello
Dartora, Tatiany Mottin
Arruda, Sergio Mello
Fejolo, Thomas Barbosa
spellingShingle Passos, Marinez Meneghello
Dartora, Tatiany Mottin
Arruda, Sergio Mello
Fejolo, Thomas Barbosa
Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
author_sort Passos, Marinez Meneghello
title Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
title_short Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
title_full Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
title_fullStr Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
title_full_unstemmed Educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
title_sort educadores matemáticos brasileiros e as configurações informais de aprendizagem
description Esta pesquisa apresenta um estudo sobre configurações informais de aprendizagem tendo como base os artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), nos anos de 2001, 2004, 2007 e 2010. A principal questão que orientou esta pesquisa foi: Como os educadores matemáticos brasileiros caracterizam as configurações informais de aprendizagem? Para a constituição do corpus foram analisados 1.616 artigos, dos quais apenas 51 foram escolhidos como sendo relacionados ao tema. Dentre outros resultados foi encontrado que: com exceção ao ano de 2001, o maior número de artigos nos demais anos se refere a experiências do dia a dia, com destaque para os estudos voltados para as investigações de como a matemática é praticada no cotidiano por grupos culturais distintos; a utilização dos conhecimentos matemáticos no dia a dia; a matemática presente em diversas situações; os conhecimentos matemáticos produzidos por diversos povos; e se os alunos conseguem relacionar a matemática à sua vida cotidiana.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1613
_version_ 1805449034743152640
score 10,814766