Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar

O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tem...

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Principais autores: Pereira, Alessandra dos Santos, Modesto, Joao Gabriel Nunes, Porto, Marcelo Duarte, Pires, Roseli Vieira, Silva, Ronaldo Rodrigues da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16145
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Resumo: O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tema se justifica por se tratar de uma temática que oportuniza a discussão sobre o conceito de tecnologia assistiva e como ela pode ser utilizada no contexto escolar, visando contribuir positivamente com o desenvolvimento dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre os estudos relacionados à tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar. Para tanto, pretende-se discutir o conceito de tecnologia assistiva com vistas à inclusão escolar; realizar um mapeamento de artigos que tratam do objeto de estudo; e analisar os trabalhos que se aproximam da temática proposta. As buscas resultaram em 21 artigos, dos quais foram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. Os resultados apontam a importância da utilização da tecnologia assistiva no contexto educacional para a promoção da qualidade de vida dos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente social.