Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar

O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tem...

ver descrição completa

Principais autores: Pereira, Alessandra dos Santos, Modesto, Joao Gabriel Nunes, Porto, Marcelo Duarte, Pires, Roseli Vieira, Silva, Ronaldo Rodrigues da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16145
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16145
recordtype ojs
spelling peri-article-161452024-01-05T19:16:54Z Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar Pereira, Alessandra dos Santos Modesto, Joao Gabriel Nunes Porto, Marcelo Duarte Pires, Roseli Vieira Silva, Ronaldo Rodrigues da Interdisciplinar: Educação e Tecnologia Tecnologia Assistiva; Inclusão Escolar; Desenvolvimento do Estudante Tecnologia assistiva O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tema se justifica por se tratar de uma temática que oportuniza a discussão sobre o conceito de tecnologia assistiva e como ela pode ser utilizada no contexto escolar, visando contribuir positivamente com o desenvolvimento dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre os estudos relacionados à tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar. Para tanto, pretende-se discutir o conceito de tecnologia assistiva com vistas à inclusão escolar; realizar um mapeamento de artigos que tratam do objeto de estudo; e analisar os trabalhos que se aproximam da temática proposta. As buscas resultaram em 21 artigos, dos quais foram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. Os resultados apontam a importância da utilização da tecnologia assistiva no contexto educacional para a promoção da qualidade de vida dos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente social. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16145 10.3895/etr.v7n3.16145 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 39-55 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16145/9821 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16145/2853 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Pereira, Alessandra dos Santos
Modesto, Joao Gabriel Nunes
Porto, Marcelo Duarte
Pires, Roseli Vieira
Silva, Ronaldo Rodrigues da
spellingShingle Pereira, Alessandra dos Santos
Modesto, Joao Gabriel Nunes
Porto, Marcelo Duarte
Pires, Roseli Vieira
Silva, Ronaldo Rodrigues da
Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
author_sort Pereira, Alessandra dos Santos
title Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
title_short Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
title_full Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
title_fullStr Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
title_full_unstemmed Revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
title_sort revisão sistemática de estudos sobre tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar
description O presente artigo faz uma abordagem sobre a tecnologia assistiva numa perspectiva inclusiva por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura na base de dados dos periódicos da CAPES, EBSCO, GALE e SciELO, usando os descritores “tecnologia assistiva” AND “inclusão escolar”, nos últimos 5 anos. O tema se justifica por se tratar de uma temática que oportuniza a discussão sobre o conceito de tecnologia assistiva e como ela pode ser utilizada no contexto escolar, visando contribuir positivamente com o desenvolvimento dos estudantes. Assim, o objetivo geral deste estudo propõe-se a realizar uma revisão sistemática de literatura sobre os estudos relacionados à tecnologia assistiva numa perspectiva de inclusão escolar. Para tanto, pretende-se discutir o conceito de tecnologia assistiva com vistas à inclusão escolar; realizar um mapeamento de artigos que tratam do objeto de estudo; e analisar os trabalhos que se aproximam da temática proposta. As buscas resultaram em 21 artigos, dos quais foram extraídas as informações consideradas relevantes para análise. Os resultados apontam a importância da utilização da tecnologia assistiva no contexto educacional para a promoção da qualidade de vida dos estudantes, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente social.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16145
_version_ 1805535898768506880
score 10,814766