Avaliação da formação para a engenharia engajada do LabCTS/ITA: impactos nas/os alunas/os
Têm se multiplicado práticas de engenharia não convencionais que buscam algum grau de empoderamento de grupos vulnerabilizados. Elas são chamadas de “engenharias engajadas”. Tais práticas demandam ao menos seis competências além das trabalhadas classicamente nos cursos de engenharia. Neste artigo, s...
Principais autores: | Cruz, Cristiano Cordeiro, Kleba, John Bernhard |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16198 |
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peri-article-161982024-05-01T15:48:17Z Avaliação da formação para a engenharia engajada do LabCTS/ITA: impactos nas/os alunas/os Cruz, Cristiano Cordeiro Kleba, John Bernhard CTS Engenharias engajadas; Educação em engenharia; Formação de competências; Educação CTS; Extensão Têm se multiplicado práticas de engenharia não convencionais que buscam algum grau de empoderamento de grupos vulnerabilizados. Elas são chamadas de “engenharias engajadas”. Tais práticas demandam ao menos seis competências além das trabalhadas classicamente nos cursos de engenharia. Neste artigo, são analisados os impactos da disciplina Tecnologia e Sociedade, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no desenvolvimento dessas competências adicionais. Ela é uma das frentes de atuação do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS). Trata-se de uma disciplina obrigatória que articula teoria e extensão. Os impactos dela na formação das/os alunas/os serão analisados a partir de três instrumentos: questionário escrito; entrevistas; e parecer das/os mentoras/es das/os alunas/os. O artigo debate os resultados obtidos em todas as seis grandes competências adicionais, incluindo dificuldades, estratégias para lidar com estas e possibilidades de aprimoramento na atuação do LabCTS. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) 2023-09-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16198 10.3895/rts.v19n57.16198 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 92-113 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 92-113 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16198/9757 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Têm se multiplicado práticas de engenharia não convencionais que buscam algum grau de empoderamento de grupos vulnerabilizados. Elas são chamadas de “engenharias engajadas”. Tais práticas demandam ao menos seis competências além das trabalhadas classicamente nos cursos de engenharia. Neste artigo, são analisados os impactos da disciplina Tecnologia e Sociedade, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no desenvolvimento dessas competências adicionais. Ela é uma das frentes de atuação do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS). Trata-se de uma disciplina obrigatória que articula teoria e extensão. Os impactos dela na formação das/os alunas/os serão analisados a partir de três instrumentos: questionário escrito; entrevistas; e parecer das/os mentoras/es das/os alunas/os. O artigo debate os resultados obtidos em todas as seis grandes competências adicionais, incluindo dificuldades, estratégias para lidar com estas e possibilidades de aprimoramento na atuação do LabCTS. |
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