Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma...
Principais autores: | Turke, Nathália Hernandes, Meneguete, Hemilyn da silva, Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade. |
---|