Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma...
Principais autores: | Turke, Nathália Hernandes, Meneguete, Hemilyn da silva, Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16730 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167302024-01-05T19:16:54Z Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental Turke, Nathália Hernandes Meneguete, Hemilyn da silva Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello 7.08.00.00-6 Educação Ação docente; Trabalho docente; Ensino de Ciências. Ensino de Ciências Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes e CnPq 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730 10.3895/etr.v7n3.16730 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 786-801 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730/9720 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Turke, Nathália Hernandes Meneguete, Hemilyn da silva Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello |
spellingShingle |
Turke, Nathália Hernandes Meneguete, Hemilyn da silva Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
author_sort |
Turke, Nathália Hernandes |
title |
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
title_short |
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
title_full |
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental |
title_sort |
descrição das ações de duas professoras de ciências atuantes no ensino fundamental |
description |
Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730 |
_version_ |
1805535900277407744 |
score |
10,814766 |