Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental

Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma...

ver descrição completa

Principais autores: Turke, Nathália Hernandes, Meneguete, Hemilyn da silva, Passos, Marinez Meneghello, Arruda, Sergio de Mello
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16730
recordtype ojs
spelling peri-article-167302024-01-05T19:16:54Z Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental Turke, Nathália Hernandes Meneguete, Hemilyn da silva Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello 7.08.00.00-6 Educação Ação docente; Trabalho docente; Ensino de Ciências. Ensino de Ciências Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes e CnPq 2023-10-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730 10.3895/etr.v7n3.16730 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 3 (2023); 786-801 2594-3901 10.3895/etr.v7n3 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730/9720 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Turke, Nathália Hernandes
Meneguete, Hemilyn da silva
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
spellingShingle Turke, Nathália Hernandes
Meneguete, Hemilyn da silva
Passos, Marinez Meneghello
Arruda, Sergio de Mello
Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
author_sort Turke, Nathália Hernandes
title Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
title_short Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
title_full Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
title_fullStr Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Descrição das ações de duas professoras de Ciências atuantes no Ensino Fundamental
title_sort descrição das ações de duas professoras de ciências atuantes no ensino fundamental
description Este estudo faz parte de um programa de pesquisa que investiga ações docentes e discentes e suas conexões em aulas de Ciências e Matemática. Teve como objetivo descrever as ações de duas professoras de Ciências atuantes no sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo e abordagem descritiva. Os dados foram coletados a partir de gravações em vídeo e áudio de aulas das duas docentes investigadas (P1 e P2). Para análise utilizamos os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo, a partir dos quais os dados foram organizados em três categorias: macroações, ações e microações. Foram encontradas 04 macroações, 19 ações e 53 microações na aula de P1, e 04 macroações, 18 ações e 47 microações na aula de P2. Foi possível perceber que as maiores alterações entre as aulas ocorreram nas microações, sendo o que de fato caracterizou cada aula de Ciências em sua especificidade.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16730
_version_ 1805535900277407744
score 10,814766