Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental. Os participantes responderam a um...
Principais autores: | Rosa, Marllon Moreti de Souza, Maciel, Eloisa Antunes, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental. Os participantes responderam a um questionário virtual envolvendo quatro questões sobre as concepções de Educação Ambiental. Ao todo, obtivemos a resposta de 12 participantes. A partir de uma análise de conteúdo identificamos que os participantes possuem uma formação inicial muito heterogênea. Apesar das diferentes áreas de formação, todos os participantes destacaram a importância da inserção da Educação Ambiental em seus processos formativos, destacando que as compreensões de Educação Ambiental se iniciaram durante a formação inicial, no próprio curso de mestrado e na atuação docente de alguns dos participantes da pesquisa. Após a análise, percebemos que as concepções conservadoras ainda são hegemônicas, embora seja visível um processo em andamento de busca por elementos que superem o ecologismo, funcionalismo e naturalismo. Essas buscas ainda se pautam no paradigma individualista, o que reforça o conservadorismo quando se debate a questão ambiental, contudo, vislumbramos transformações substanciais em um futuro próximo. Para isso, consideramos importante a inserção crítica da Educação Ambiental no processo formativo, tanto na formação de professores como na educação básica. |
---|