Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental. Os participantes responderam a um...
Principais autores: | Rosa, Marllon Moreti de Souza, Maciel, Eloisa Antunes, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16767 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167672023-08-10T15:31:30Z Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas Rosa, Marllon Moreti de Souza Maciel, Eloisa Antunes Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.05.00-8 Currículo Compreensões; Ambiente; Formação. Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental. Os participantes responderam a um questionário virtual envolvendo quatro questões sobre as concepções de Educação Ambiental. Ao todo, obtivemos a resposta de 12 participantes. A partir de uma análise de conteúdo identificamos que os participantes possuem uma formação inicial muito heterogênea. Apesar das diferentes áreas de formação, todos os participantes destacaram a importância da inserção da Educação Ambiental em seus processos formativos, destacando que as compreensões de Educação Ambiental se iniciaram durante a formação inicial, no próprio curso de mestrado e na atuação docente de alguns dos participantes da pesquisa. Após a análise, percebemos que as concepções conservadoras ainda são hegemônicas, embora seja visível um processo em andamento de busca por elementos que superem o ecologismo, funcionalismo e naturalismo. Essas buscas ainda se pautam no paradigma individualista, o que reforça o conservadorismo quando se debate a questão ambiental, contudo, vislumbramos transformações substanciais em um futuro próximo. Para isso, consideramos importante a inserção crítica da Educação Ambiental no processo formativo, tanto na formação de professores como na educação básica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767 10.3895/etr.v7n1.16767 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 87-97 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767/9563 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16767/3034 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Rosa, Marllon Moreti de Souza Maciel, Eloisa Antunes Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
spellingShingle |
Rosa, Marllon Moreti de Souza Maciel, Eloisa Antunes Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
author_sort |
Rosa, Marllon Moreti de Souza |
title |
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
title_short |
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
title_full |
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
title_fullStr |
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
title_sort |
concepções de educação ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas |
description |
Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental. Os participantes responderam a um questionário virtual envolvendo quatro questões sobre as concepções de Educação Ambiental. Ao todo, obtivemos a resposta de 12 participantes. A partir de uma análise de conteúdo identificamos que os participantes possuem uma formação inicial muito heterogênea. Apesar das diferentes áreas de formação, todos os participantes destacaram a importância da inserção da Educação Ambiental em seus processos formativos, destacando que as compreensões de Educação Ambiental se iniciaram durante a formação inicial, no próprio curso de mestrado e na atuação docente de alguns dos participantes da pesquisa. Após a análise, percebemos que as concepções conservadoras ainda são hegemônicas, embora seja visível um processo em andamento de busca por elementos que superem o ecologismo, funcionalismo e naturalismo. Essas buscas ainda se pautam no paradigma individualista, o que reforça o conservadorismo quando se debate a questão ambiental, contudo, vislumbramos transformações substanciais em um futuro próximo. Para isso, consideramos importante a inserção crítica da Educação Ambiental no processo formativo, tanto na formação de professores como na educação básica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767 |
_version_ |
1805452600618778624 |
score |
10,814766 |