Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas

Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental.  Os participantes responderam a um...

ver descrição completa

Principais autores: Rosa, Marllon Moreti de Souza, Maciel, Eloisa Antunes, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16767
recordtype ojs
spelling peri-article-167672023-08-10T15:31:30Z Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas Rosa, Marllon Moreti de Souza Maciel, Eloisa Antunes Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.05.00-8 Currículo Compreensões; Ambiente; Formação. Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental.  Os participantes responderam a um questionário virtual envolvendo quatro questões sobre as concepções de Educação Ambiental. Ao todo, obtivemos a resposta de 12 participantes. A partir de uma análise de conteúdo identificamos que os participantes possuem uma formação inicial muito heterogênea. Apesar das diferentes áreas de formação, todos os participantes destacaram a importância da inserção da Educação Ambiental em seus processos formativos, destacando que as compreensões de Educação Ambiental se iniciaram durante a formação inicial, no próprio curso de mestrado e na atuação docente de alguns dos participantes da pesquisa. Após a análise, percebemos que as concepções conservadoras ainda são hegemônicas, embora seja visível um processo em andamento de busca por elementos que superem o ecologismo, funcionalismo e naturalismo. Essas buscas ainda se pautam no paradigma individualista, o que reforça o conservadorismo quando se debate a questão ambiental, contudo, vislumbramos transformações substanciais em um futuro próximo. Para isso, consideramos importante a inserção crítica da Educação Ambiental no processo formativo, tanto na formação de professores como na educação básica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Capes 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767 10.3895/etr.v7n1.16767 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 87-97 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767/9563 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/16767/3034 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Rosa, Marllon Moreti de Souza
Maciel, Eloisa Antunes
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
spellingShingle Rosa, Marllon Moreti de Souza
Maciel, Eloisa Antunes
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
author_sort Rosa, Marllon Moreti de Souza
title Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
title_short Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
title_full Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
title_fullStr Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
title_full_unstemmed Concepções de Educação Ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
title_sort concepções de educação ambiental de discentes de um programa de pós-graduação: uma análise a partir das macrotendências político-pedagógicas
description Esta pesquisa investigou as compreensões de Educação Ambiental de um grupo de discentes de um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal de Minas Gerais, em uma aproximação com as Macrotendências de Educação Ambiental.  Os participantes responderam a um questionário virtual envolvendo quatro questões sobre as concepções de Educação Ambiental. Ao todo, obtivemos a resposta de 12 participantes. A partir de uma análise de conteúdo identificamos que os participantes possuem uma formação inicial muito heterogênea. Apesar das diferentes áreas de formação, todos os participantes destacaram a importância da inserção da Educação Ambiental em seus processos formativos, destacando que as compreensões de Educação Ambiental se iniciaram durante a formação inicial, no próprio curso de mestrado e na atuação docente de alguns dos participantes da pesquisa. Após a análise, percebemos que as concepções conservadoras ainda são hegemônicas, embora seja visível um processo em andamento de busca por elementos que superem o ecologismo, funcionalismo e naturalismo. Essas buscas ainda se pautam no paradigma individualista, o que reforça o conservadorismo quando se debate a questão ambiental, contudo, vislumbramos transformações substanciais em um futuro próximo. Para isso, consideramos importante a inserção crítica da Educação Ambiental no processo formativo, tanto na formação de professores como na educação básica.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16767
_version_ 1805452600618778624
score 10,814766