Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar

A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compree...

ver descrição completa

Principais autores: Brenzam Filho, Francisco, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compreensão moderna acerca da Ciência tendo em vista o atual cenário de negacionismo científico. Sabe-se que a Ciência é fruto de um empreendimento humano produzida de maneira histórica e influenciada pelos contextos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos. O curso foi ofertado de maneira online dividido em momentos síncronos e assíncronos elaborados a partir dos pressupostos teóricos de Douglas Allchin. Os dados foram coletados a partir das discussões das aulas junto com as questões referentes aos assuntos trabalhados. A análise evidenciou predominantemente visões de Ciência e do seu desenvolvimento ligadas a tradições empíricas-indutivistas destacando o papel da experimentação e da comprovação como determinantes do empreendimento científico.Os estudantes compreendem que a Ciência sofre influências internas e externas, porém acreditam que o seu desenvolvimento está ligado à hipóteses e experimentos. Por fim, destacam que o papel social dos cientistas é o de realizar a divulgação da ciência.