Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar

A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compree...

ver descrição completa

Principais autores: Brenzam Filho, Francisco, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16796
recordtype ojs
spelling peri-article-167962023-08-08T18:20:49Z Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar Brenzam Filho, Francisco Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Epistemologia da Ciência Concepção de ciência;Formação de professores; Ensino de ciências; A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compreensão moderna acerca da Ciência tendo em vista o atual cenário de negacionismo científico. Sabe-se que a Ciência é fruto de um empreendimento humano produzida de maneira histórica e influenciada pelos contextos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos. O curso foi ofertado de maneira online dividido em momentos síncronos e assíncronos elaborados a partir dos pressupostos teóricos de Douglas Allchin. Os dados foram coletados a partir das discussões das aulas junto com as questões referentes aos assuntos trabalhados. A análise evidenciou predominantemente visões de Ciência e do seu desenvolvimento ligadas a tradições empíricas-indutivistas destacando o papel da experimentação e da comprovação como determinantes do empreendimento científico.Os estudantes compreendem que a Ciência sofre influências internas e externas, porém acreditam que o seu desenvolvimento está ligado à hipóteses e experimentos. Por fim, destacam que o papel social dos cientistas é o de realizar a divulgação da ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796 10.3895/etr.v7n2.16796 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 677-691 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796/9637 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Brenzam Filho, Francisco
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
spellingShingle Brenzam Filho, Francisco
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
author_sort Brenzam Filho, Francisco
title Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
title_short Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
title_full Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
title_fullStr Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
title_full_unstemmed Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
title_sort percepções de licenciandos acerca da ciência a partir de um curso de formação complementar
description A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compreensão moderna acerca da Ciência tendo em vista o atual cenário de negacionismo científico. Sabe-se que a Ciência é fruto de um empreendimento humano produzida de maneira histórica e influenciada pelos contextos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos. O curso foi ofertado de maneira online dividido em momentos síncronos e assíncronos elaborados a partir dos pressupostos teóricos de Douglas Allchin. Os dados foram coletados a partir das discussões das aulas junto com as questões referentes aos assuntos trabalhados. A análise evidenciou predominantemente visões de Ciência e do seu desenvolvimento ligadas a tradições empíricas-indutivistas destacando o papel da experimentação e da comprovação como determinantes do empreendimento científico.Os estudantes compreendem que a Ciência sofre influências internas e externas, porém acreditam que o seu desenvolvimento está ligado à hipóteses e experimentos. Por fim, destacam que o papel social dos cientistas é o de realizar a divulgação da ciência.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796
_version_ 1805452603637628928
score 10,814766