Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar
A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compree...
Principais autores: | Brenzam Filho, Francisco, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16796 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-167962023-08-08T18:20:49Z Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar Brenzam Filho, Francisco Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Epistemologia da Ciência Concepção de ciência;Formação de professores; Ensino de ciências; A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compreensão moderna acerca da Ciência tendo em vista o atual cenário de negacionismo científico. Sabe-se que a Ciência é fruto de um empreendimento humano produzida de maneira histórica e influenciada pelos contextos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos. O curso foi ofertado de maneira online dividido em momentos síncronos e assíncronos elaborados a partir dos pressupostos teóricos de Douglas Allchin. Os dados foram coletados a partir das discussões das aulas junto com as questões referentes aos assuntos trabalhados. A análise evidenciou predominantemente visões de Ciência e do seu desenvolvimento ligadas a tradições empíricas-indutivistas destacando o papel da experimentação e da comprovação como determinantes do empreendimento científico.Os estudantes compreendem que a Ciência sofre influências internas e externas, porém acreditam que o seu desenvolvimento está ligado à hipóteses e experimentos. Por fim, destacam que o papel social dos cientistas é o de realizar a divulgação da ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-06-28 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796 10.3895/etr.v7n2.16796 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 2 (2023); 677-691 2594-3901 10.3895/etr.v7n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796/9637 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Brenzam Filho, Francisco Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
spellingShingle |
Brenzam Filho, Francisco Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
author_sort |
Brenzam Filho, Francisco |
title |
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
title_short |
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
title_full |
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
title_fullStr |
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
title_full_unstemmed |
Percepções de licenciandos acerca da Ciência a partir de um curso de formação complementar |
title_sort |
percepções de licenciandos acerca da ciência a partir de um curso de formação complementar |
description |
A presente investigação buscou analisar as concepções de professores em formação em relação à Ciência e ao desenvolvimento do conhecimento científico a partir de um curso complementar. Entendemos ser necessário oportunizar espaços de diálogos, para além da formação inicial, que favoreçam uma compreensão moderna acerca da Ciência tendo em vista o atual cenário de negacionismo científico. Sabe-se que a Ciência é fruto de um empreendimento humano produzida de maneira histórica e influenciada pelos contextos sociais, culturais, econômicos, éticos e políticos. O curso foi ofertado de maneira online dividido em momentos síncronos e assíncronos elaborados a partir dos pressupostos teóricos de Douglas Allchin. Os dados foram coletados a partir das discussões das aulas junto com as questões referentes aos assuntos trabalhados. A análise evidenciou predominantemente visões de Ciência e do seu desenvolvimento ligadas a tradições empíricas-indutivistas destacando o papel da experimentação e da comprovação como determinantes do empreendimento científico.Os estudantes compreendem que a Ciência sofre influências internas e externas, porém acreditam que o seu desenvolvimento está ligado à hipóteses e experimentos. Por fim, destacam que o papel social dos cientistas é o de realizar a divulgação da ciência. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16796 |
_version_ |
1805452603637628928 |
score |
10,814766 |