As representações sociais de professores(as) de Química da educação básica sobre “ser professor”

A presente investigação foi desenvolvida por meio da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, tendo como objetivo investigar as possíveis RS de professores(as) de Química em atuação na Educação Básica a respeito do “Ser professor de Química”. Os participantes foram dezesseis professores(as) d...

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Principais autores: Carmo, Tânia do, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, Kiouranis, Neide Maria Michellan
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16843
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Resumo: A presente investigação foi desenvolvida por meio da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, tendo como objetivo investigar as possíveis RS de professores(as) de Química em atuação na Educação Básica a respeito do “Ser professor de Química”. Os participantes foram dezesseis professores(as) de química atuantes no ensino médio, de dois municípios localizados na região noroeste do estado do Paraná. A constituição dos dados foi realizada por meio do Teste de Associação Livre de Palavras, a partir do termo indutor “Ser professor de Química”. A análise dos dados foi realizada por meio da abordagem estruturalista de Abric em que são constituídos grupos semânticos a partir das palavras descritas no Teste de Associação Livre de Palavras e organizadas no Quadro de Quatro Casas. No núcleo central, primeiro quadrante, o grupo semântico “Missão” expressou as RS compartilhadas entre os professores(as) investigados. As RS compartilhadas estão relacionadas a visão da docência como uma missão, um sacerdócio inerente ao professor, ou seja, como uma característica natural envolta por amor e paixão.