Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-gradua...
Principais autores: | Schuck, Rogerio José, Neuenfeldt, Adriano Edo, Neuenfeldt, Derli Juliano, Macedo, Paulo Henrique Vieira de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos” e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida. |
---|