Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia

O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-gradua...

ver descrição completa

Principais autores: Schuck, Rogerio José, Neuenfeldt, Adriano Edo, Neuenfeldt, Derli Juliano, Macedo, Paulo Henrique Vieira de
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-16856
recordtype ojs
spelling peri-article-168562023-08-10T16:36:56Z Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia Schuck, Rogerio José Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Macedo, Paulo Henrique Vieira de 7.00.00.00-0 Ciências Humanas Ensino; Pós-Graduação; Tecnologias Digitais Ensino O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos” e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores   estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPQ e FAPERGS. 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856 10.3895/etr.v7n1.16856 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 172-185 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856/9572 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Schuck, Rogerio José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Neuenfeldt, Derli Juliano
Macedo, Paulo Henrique Vieira de
spellingShingle Schuck, Rogerio José
Neuenfeldt, Adriano Edo
Neuenfeldt, Derli Juliano
Macedo, Paulo Henrique Vieira de
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
author_sort Schuck, Rogerio José
title Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
title_short Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
title_full Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
title_fullStr Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
title_full_unstemmed Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
title_sort ensino virtualizado na pós-graduação stricto sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
description O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos” e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores   estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856
_version_ 1805452610668331008
score 10,814766