Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia
O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-gradua...
Principais autores: | Schuck, Rogerio José, Neuenfeldt, Adriano Edo, Neuenfeldt, Derli Juliano, Macedo, Paulo Henrique Vieira de |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-16856 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-168562023-08-10T16:36:56Z Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia Schuck, Rogerio José Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Macedo, Paulo Henrique Vieira de 7.00.00.00-0 Ciências Humanas Ensino; Pós-Graduação; Tecnologias Digitais Ensino O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos” e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPQ e FAPERGS. 2023-05-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856 10.3895/etr.v7n1.16856 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 7, n. 1 (2023); 172-185 2594-3901 10.3895/etr.v7n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856/9572 Direitos autorais 2023 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Schuck, Rogerio José Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Macedo, Paulo Henrique Vieira de |
spellingShingle |
Schuck, Rogerio José Neuenfeldt, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Macedo, Paulo Henrique Vieira de Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
author_sort |
Schuck, Rogerio José |
title |
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
title_short |
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
title_full |
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
title_fullStr |
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Ensino virtualizado na pós-Graduação Stricto Sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
title_sort |
ensino virtualizado na pós-graduação stricto sensu: encaminhamentos para o pós-pandemia |
description |
O isolamento físico/social provocado pelo contexto da pandemia de Covid-19, proporcionou um olhar diferenciado à presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDIC) junto às atividades de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho busca compartilhar as percepções de 10 docentes de Pós-graduação Stricto Sensu de uma Instituição de Ensino Superior do Sul do Brasil acerca do uso das tecnologias digitais, de suas vivências e de estratégias de ensino utilizadas no período da pandemia, mas também buscando subsídios para contribuir no retorno à presencialidade. Ademais, a presente discussão se insere na pesquisa “O Ensinar da Infância à Idade Adulta: olhares de professores e alunos” e os dados foram coletados a partir de um questionário na plataforma Google Forms. Após a análise dos dados coletados no estudo foi possível constatar e provocar algumas reflexões, a saber: os professores necessitaram se adequar administrando espaço, tempo e planejamentos, adaptando-se às tecnologias digitais e adaptando os materiais didático-pedagógicos que eram utilizados nas aulas presenciais. Ressalta-se que, apesar das incertezas, os professores estão se organizando quanto às estratégias de ensino, exploração e otimização do uso das tecnologias no retorno à presencialidade ou mesmo numa modalidade híbrida. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/16856 |
_version_ |
1805452610668331008 |
score |
10,814766 |