Avaliação do desempenho dos graduandos de ciências biológicas nas disciplinas das ciências exatas: uma visão para além das fórmulas

Os conhecimentos matemáticos foram e são imprescindíveis para o desenvolvimento das ciências da natureza: química, física e biologia. Apesar desta importância, observa-se que os graduandos de ciências biológicas apresentam dificuldades de aprendizagem em relação às disciplinas das áreas de ciências...

ver descrição completa

Principais autores: Xavier, Tandara Ketlyn Degobi, Tavares, Mara Garcia, Bontempo, Ginia Cezar
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16873
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Os conhecimentos matemáticos foram e são imprescindíveis para o desenvolvimento das ciências da natureza: química, física e biologia. Apesar desta importância, observa-se que os graduandos de ciências biológicas apresentam dificuldades de aprendizagem em relação às disciplinas das áreas de ciências exatas, além de certa aversão a estas disciplinas. Nesse cenário, este estudo objetivou levantar as dificuldades e compreender a raiz desse problema, aferir se existe adesão estudantil às monitorias e tutorias oferecidas pela universidade e questionar quais são as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos docentes das referidas disciplinas, a fim de compreender sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de 92 graduandos e 11 docentes de um dos campus de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. Foi possível constatar a existência de defasagem de aprendizagem entre os graduandos do curso de ciências biológicas, na área de ciências exatas, principalmente, pela dificuldade de os graduandos com a matemática básica, independentemente de estes serem egressos da educação básica da rede pública ou privada. Essa defasagem culmina com o trancamento, abandono ou com altos índices de reprovação nas referidas disciplinas no ensino superior. Os dados evidenciaram, ainda, a utilização de metodologias tradicionais e pouco contextualizadas por parte dos docentes, a ‘culpabilização’ entre os sujeitos envolvidos e uma visão unilateral a respeito das dificuldades no processo do ensino-aprendizagem. Com este trabalho foi possível identificar que há necessidade de sanar lacunas prévias de aprendizagem dos graduandos e que as monitorias podem ajudar a diminuir os índices de reprovação, levando a uma aprendizagem mais significativa. Estratégias como estas poderão garantir formação mais completa aos futuros profissionais da área de ciências biológicas.