A concepção holística do conhecimento como modelo para a compreensão das ciências e suas contribuições para o ensino interdisciplinar

 Este trabalho tem como objetivo discutir um caminho epistemológico e pedagógico para o ensino de ciências que contemple a apreensão do conhecimento científico por meio do diálogo entre a história da ciência e a interdisciplinaridade.  Além de oferecer contribuições ao ensino de ciências, o desenvol...

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Principais autores: da Silva, Elda Cristina Carneiro, Aires, Joanez Aparecida
Formato: Artigo
Idioma: Português
Inglês
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/17019
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Resumo:  Este trabalho tem como objetivo discutir um caminho epistemológico e pedagógico para o ensino de ciências que contemple a apreensão do conhecimento científico por meio do diálogo entre a história da ciência e a interdisciplinaridade.  Além de oferecer contribuições ao ensino de ciências, o desenvolvimento da pesquisa resultou na elaboração de um texto de apoio ao professor, o qual tem como finalidade esclarecer como as concepções mecanicista/reducionista da física clássica, estabelecidas na modernidade, foram aceitas e adotadas como modelo de ciência e apresentar a transição para a abordagem holística da ciência, num movimento para viabilizar a interface entre as ciências - no seu contexto holístico- e ensino. Autores que discorrem sobre a ciência numa visão histórica, sistêmica, orgânica, holística, evolutiva, tais como Fleck, Canguilhem, Mayr, Capra, têm o potencial de apoiar nossa proposta de enfrentamento ao reducionismo e à fragmentação do conhecimento, em contraposição ao padrão de ciência que perdura desde a era moderna. Consideramos que a promoção de diálogos interdisciplinares que levem em consideração uma epistemologia histórica da ciência, com ênfase na concepção holística, merece lugar de destaque nas aulas de ciências em interação com outras disciplinas. Relativizar a concepção de verdade e considerar o contexto histórico, social, cultural da construção do conhecimento, como na epistemologia fleckiana, pode tornar menos rígida nossa compreensão dos conceitos científicos, distante da verdade objetiva da ciência moderna que, ao nosso ver, engessa e fragiliza o processo de apreensão da cultura científica por parte dos estudantes.