A defesa da diversidade no processo de (pre)ocupação (est)ética pedagógica ou: ideias para o fim da violência nas escolas
Esse relato de experiência, fruto de um projeto de extensão, procura analisar as diferentes matizes que dialogam com a possibilidade de que o processo de ocupação do espaço pedagógico seja propício a um pesar ético e estético entre discentes, docentes e comunidades adjacentes e, com isso, a possibil...
Autor principal: | Silva, Diogenes Galdino Morais |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17315 |
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peri-article-173152024-02-05T12:17:13Z A defesa da diversidade no processo de (pre)ocupação (est)ética pedagógica ou: ideias para o fim da violência nas escolas Silva, Diogenes Galdino Morais Ciências Humanas: Filosofia Escola; ética; violência. Esse relato de experiência, fruto de um projeto de extensão, procura analisar as diferentes matizes que dialogam com a possibilidade de que o processo de ocupação do espaço pedagógico seja propício a um pesar ético e estético entre discentes, docentes e comunidades adjacentes e, com isso, a possibilidade da ampliação das utopias revolucionárias da solidariedade e, por conseguinte, a diminuição da violência. O crescente incentivo ao uso de tecnologias variadas contribui, entre outros casos, para 1 – o avanço da ciência e diversos setores importantes para ampliar a vida das pessoas ou a melhoria do meio ambiente; 2 – um afastamento das relações humanas em seu modo de estar presente; e 3 – um desaparecimento paulatino da autonomia do sujeito. As aberturas para criação de espaços físicos públicos e alternativos que envolvem a arte e a poesia e que são propícios a uma inter-relação humana e social, representam – hoje – um contraponto ao ciberespaço, uma vez que o espaço cibernético concorre diretamente oferecendo um novo trâmite de encontro social, político e econômico, ou seja, a partir da presença da tela e da câmera. Esse fenômeno do encontro no ciberespaço estabelece um distanciamento físico na medida em que também concorre para estabelecer um novo paradigma das relações humanas – esfriadas – em seus “ambientes”. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-02-05 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17315 10.3895/rtr.v9n0.17315 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17315/10089 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Esse relato de experiência, fruto de um projeto de extensão, procura analisar as diferentes matizes que dialogam com a possibilidade de que o processo de ocupação do espaço pedagógico seja propício a um pesar ético e estético entre discentes, docentes e comunidades adjacentes e, com isso, a possibilidade da ampliação das utopias revolucionárias da solidariedade e, por conseguinte, a diminuição da violência. O crescente incentivo ao uso de tecnologias variadas contribui, entre outros casos, para 1 – o avanço da ciência e diversos setores importantes para ampliar a vida das pessoas ou a melhoria do meio ambiente; 2 – um afastamento das relações humanas em seu modo de estar presente; e 3 – um desaparecimento paulatino da autonomia do sujeito. As aberturas para criação de espaços físicos públicos e alternativos que envolvem a arte e a poesia e que são propícios a uma inter-relação humana e social, representam – hoje – um contraponto ao ciberespaço, uma vez que o espaço cibernético concorre diretamente oferecendo um novo trâmite de encontro social, político e econômico, ou seja, a partir da presença da tela e da câmera. Esse fenômeno do encontro no ciberespaço estabelece um distanciamento físico na medida em que também concorre para estabelecer um novo paradigma das relações humanas – esfriadas – em seus “ambientes”. |
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