Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores

Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Carla Renata, Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17449
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com a participação de um grupo de estudantes do curso deLicenciatura em Física de uma universidade pública federal de Curitiba/PR. As interações das pesquisadoras com os participantes ocorreram a partir de quatro encontros realizados de forma remota, em que foram abordados aspetos teóricos e práticos sobre a promoção da educação inclusiva no ensino de Física. A partir das informações obtidas das gravações dos encontros, os dadosforamconstituídosdeacordocoma metodologia da AnáliseTextualDiscursiva.Paraesteartigo,duascategoriasserãoabordadas: 1) inclusão versus ensino de física com foco no conteúdo e 2) possibilidades de inclusão no ensino de Física. Comoresultados, observou-se que os futuros professores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais profundadeste tema na graduação, para que tenham condições de promover a inclusão de todos os estudantes em suafuturapráticadocente.