Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores

Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com...

ver descrição completa

Principais autores: Santos, Carla Renata, Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17449
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17449
recordtype ojs
spelling peri-article-174492023-12-20T17:27:53Z Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores Santos, Carla Renata Roehrig, Silmara Alessi Guebur 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação Ensino de Física; Inclusão; Formação inicial de professores Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com a participação de um grupo de estudantes do curso deLicenciatura em Física de uma universidade pública federal de Curitiba/PR. As interações das pesquisadoras com os participantes ocorreram a partir de quatro encontros realizados de forma remota, em que foram abordados aspetos teóricos e práticos sobre a promoção da educação inclusiva no ensino de Física. A partir das informações obtidas das gravações dos encontros, os dadosforamconstituídosdeacordocoma metodologia da AnáliseTextualDiscursiva.Paraesteartigo,duascategoriasserãoabordadas: 1) inclusão versus ensino de física com foco no conteúdo e 2) possibilidades de inclusão no ensino de Física. Comoresultados, observou-se que os futuros professores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais profundadeste tema na graduação, para que tenham condições de promover a inclusão de todos os estudantes em suafuturapráticadocente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) 2023-12-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17449 10.3895/rtr.v9n0.17449 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17449/9995 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Santos, Carla Renata
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
spellingShingle Santos, Carla Renata
Roehrig, Silmara Alessi Guebur
Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
author_sort Santos, Carla Renata
title Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
title_short Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
title_full Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
title_fullStr Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Percepções sobre o ensino de Física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
title_sort percepções sobre o ensino de física em uma perspectiva inclusiva na formação inicial de professores
description Este trabalho aborda um estudo realizado no contexto da Educação Superior, sobre a promoção da inclusão de todas as pessoa no processo educativo, voltado para a formação inicial de professores de Física. A pesquisa foi realizada a partir deuma intervenção pedagógica na forma de workshop virtual, com a participação de um grupo de estudantes do curso deLicenciatura em Física de uma universidade pública federal de Curitiba/PR. As interações das pesquisadoras com os participantes ocorreram a partir de quatro encontros realizados de forma remota, em que foram abordados aspetos teóricos e práticos sobre a promoção da educação inclusiva no ensino de Física. A partir das informações obtidas das gravações dos encontros, os dadosforamconstituídosdeacordocoma metodologia da AnáliseTextualDiscursiva.Paraesteartigo,duascategoriasserãoabordadas: 1) inclusão versus ensino de física com foco no conteúdo e 2) possibilidades de inclusão no ensino de Física. Comoresultados, observou-se que os futuros professores reconhecem a necessidade de uma abordagem mais profundadeste tema na graduação, para que tenham condições de promover a inclusão de todos os estudantes em suafuturapráticadocente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17449
_version_ 1805452303428222976
score 10,814766