Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas ab...
Principais autores: | Penteado, Adriane de Lima, Bridi, Jamile Cristina Ajub, Filietaz, Marta Rejane Proença |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2023
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-17788 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-177882023-11-12T18:54:11Z Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática Penteado, Adriane de Lima Bridi, Jamile Cristina Ajub Filietaz, Marta Rejane Proença 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.01.00-2 Fundamentos da Educação Educação Superior; Práticas Inovadoras; Ensino-pesquisa-extensão Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas abordagens dos autores com relação à inovação na Educação Superior. Os textos que compõem esse dossiê compartilham o compromisso com a inovação na Educação Superior, abordando suas diferentes dimensões em contextos variados. Eles buscam maneiras criativas de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão nas Instituições de Ensino Superior. As práticas apresentadas envolvem a interdisciplinaridade, a reflexão crítica, a relação entre teoria e prática, a colaboração, o respeito mútuo, o apoio entre membros do grupo e outros aspectos. A inovação na Educação Superior não se limita à tecnologia, mas inclui abordagens pedagógicas centradas no estudante, na aprendizagem ativa e colaborativa, no desenvolvimento de habilidades essenciais, na internacionalização e na modificação curricular. A compreensão da inovação na educação é influenciada por diversas perspectivas e implicações ideológicas, mas visa principalmente à melhoria da educação e à promoção da igualdade de oportunidades. Dessa forma, os artigos analisados demonstram a diversidade de abordagens para promover a inovação na Educação Superior, enfatizando que a inovação vai além da tecnologia e está intrinsecamente ligada à qualidade educacional e à busca da justiça social. Assim, oferecem orientações para futuras pesquisas e práticas educacionais, impulsionando o avanço no campo da educação superior. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-11-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788 10.3895/rtr.v8n0.17788 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788/9927 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Penteado, Adriane de Lima Bridi, Jamile Cristina Ajub Filietaz, Marta Rejane Proença |
spellingShingle |
Penteado, Adriane de Lima Bridi, Jamile Cristina Ajub Filietaz, Marta Rejane Proença Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
author_sort |
Penteado, Adriane de Lima |
title |
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
title_short |
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
title_full |
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática |
title_sort |
práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na educação superior: uma revisão sistemática |
description |
Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas abordagens dos autores com relação à inovação na Educação Superior. Os textos que compõem esse dossiê compartilham o compromisso com a inovação na Educação Superior, abordando suas diferentes dimensões em contextos variados. Eles buscam maneiras criativas de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão nas Instituições de Ensino Superior. As práticas apresentadas envolvem a interdisciplinaridade, a reflexão crítica, a relação entre teoria e prática, a colaboração, o respeito mútuo, o apoio entre membros do grupo e outros aspectos. A inovação na Educação Superior não se limita à tecnologia, mas inclui abordagens pedagógicas centradas no estudante, na aprendizagem ativa e colaborativa, no desenvolvimento de habilidades essenciais, na internacionalização e na modificação curricular. A compreensão da inovação na educação é influenciada por diversas perspectivas e implicações ideológicas, mas visa principalmente à melhoria da educação e à promoção da igualdade de oportunidades. Dessa forma, os artigos analisados demonstram a diversidade de abordagens para promover a inovação na Educação Superior, enfatizando que a inovação vai além da tecnologia e está intrinsecamente ligada à qualidade educacional e à busca da justiça social. Assim, oferecem orientações para futuras pesquisas e práticas educacionais, impulsionando o avanço no campo da educação superior. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2023 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788 |
_version_ |
1805452322580463616 |
score |
10,814766 |