Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática

Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas ab...

ver descrição completa

Principais autores: Penteado, Adriane de Lima, Bridi, Jamile Cristina Ajub, Filietaz, Marta Rejane Proença
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-17788
recordtype ojs
spelling peri-article-177882023-11-12T18:54:11Z Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática Penteado, Adriane de Lima Bridi, Jamile Cristina Ajub Filietaz, Marta Rejane Proença 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.01.00-2 Fundamentos da Educação Educação Superior; Práticas Inovadoras; Ensino-pesquisa-extensão Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas abordagens dos autores com relação à inovação na Educação Superior. Os textos que compõem esse dossiê compartilham o compromisso com a inovação na Educação Superior, abordando suas diferentes dimensões em contextos variados. Eles buscam maneiras criativas de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão nas Instituições de Ensino Superior. As práticas apresentadas envolvem a interdisciplinaridade, a reflexão crítica, a relação entre teoria e prática, a colaboração, o respeito mútuo, o apoio entre membros do grupo e outros aspectos. A inovação na Educação Superior não se limita à tecnologia, mas inclui abordagens pedagógicas centradas no estudante, na aprendizagem ativa e colaborativa, no desenvolvimento de habilidades essenciais, na internacionalização e na modificação curricular. A compreensão da inovação na educação é influenciada por diversas perspectivas e implicações ideológicas, mas visa principalmente à melhoria da educação e à promoção da igualdade de oportunidades. Dessa forma, os artigos analisados demonstram a diversidade de abordagens para promover a inovação na Educação Superior, enfatizando que a inovação vai além da tecnologia e está intrinsecamente ligada à qualidade educacional e à busca da justiça social. Assim, oferecem orientações para futuras pesquisas e práticas educacionais, impulsionando o avanço no campo da educação superior. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2023-11-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788 10.3895/rtr.v8n0.17788 Revista Transmutare; v. 8 (2023): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v8n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788/9927 Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Penteado, Adriane de Lima
Bridi, Jamile Cristina Ajub
Filietaz, Marta Rejane Proença
spellingShingle Penteado, Adriane de Lima
Bridi, Jamile Cristina Ajub
Filietaz, Marta Rejane Proença
Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
author_sort Penteado, Adriane de Lima
title Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
title_short Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
title_full Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
title_fullStr Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação Superior: uma revisão sistemática
title_sort práticas inovadoras e exitosas de ensino, de pesquisa e de extensão na educação superior: uma revisão sistemática
description Este trabalho se propõe a analisar os artigos do dossiê Práticas Inovadoras Exitosas de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Superior (2023), explorando o conceito de inovação na educação e identificando as suas contribuições. Essa análise tem por escopo identificar tendências e diferenças nas abordagens dos autores com relação à inovação na Educação Superior. Os textos que compõem esse dossiê compartilham o compromisso com a inovação na Educação Superior, abordando suas diferentes dimensões em contextos variados. Eles buscam maneiras criativas de melhorar o ensino, a pesquisa e a extensão nas Instituições de Ensino Superior. As práticas apresentadas envolvem a interdisciplinaridade, a reflexão crítica, a relação entre teoria e prática, a colaboração, o respeito mútuo, o apoio entre membros do grupo e outros aspectos. A inovação na Educação Superior não se limita à tecnologia, mas inclui abordagens pedagógicas centradas no estudante, na aprendizagem ativa e colaborativa, no desenvolvimento de habilidades essenciais, na internacionalização e na modificação curricular. A compreensão da inovação na educação é influenciada por diversas perspectivas e implicações ideológicas, mas visa principalmente à melhoria da educação e à promoção da igualdade de oportunidades. Dessa forma, os artigos analisados demonstram a diversidade de abordagens para promover a inovação na Educação Superior, enfatizando que a inovação vai além da tecnologia e está intrinsecamente ligada à qualidade educacional e à busca da justiça social. Assim, oferecem orientações para futuras pesquisas e práticas educacionais, impulsionando o avanço no campo da educação superior.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2023
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/17788
_version_ 1782523768522932224
score 10,966579