AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA

O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa...

ver descrição completa

Principais autores: Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/180
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa (CEFET-PR). Trata-se de um estudo exploratório que, em função dos procedimentos técnicos adotados, pode ser caracterizado como estudo de caso. Um estudo histórico (da Idade-Média até nossos dias) tenta fazer entender a relação mulher/instrução e mostra quais foram as sementes que permitiram a eclosão dos movimentos feministas. A relação da mulher com o saber é analisada e foi constatado que as mulheres sempre foram afastadas dos saberes teóricos e técnicos. Conclui-se que as escolhas de cursos pelas alunas do CEFET-PR, são ainda permeadas de muitos preconceitos, mas são escolhas muito racionais considerada a situação de desigualdade existente entre homens e mulheres atualmente.