AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA

O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa...

ver descrição completa

Principais autores: Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan, Pilatti, Luiz Alberto
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/180
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-180
recordtype ojs
spelling peri-article-1802015-08-10T18:33:42Z AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan Pilatti, Luiz Alberto O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa (CEFET-PR). Trata-se de um estudo exploratório que, em função dos procedimentos técnicos adotados, pode ser caracterizado como estudo de caso. Um estudo histórico (da Idade-Média até nossos dias) tenta fazer entender a relação mulher/instrução e mostra quais foram as sementes que permitiram a eclosão dos movimentos feministas. A relação da mulher com o saber é analisada e foi constatado que as mulheres sempre foram afastadas dos saberes teóricos e técnicos. Conclui-se que as escolhas de cursos pelas alunas do CEFET-PR, são ainda permeadas de muitos preconceitos, mas são escolhas muito racionais considerada a situação de desigualdade existente entre homens e mulheres atualmente. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2005-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/180 10.3895/S1808-04482005000100008 Revista Gestão Industrial; v. 1, n. 1 (2005) 1808-0448 10.3895/S1808-044820050001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/180/176 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan
Pilatti, Luiz Alberto
spellingShingle Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan
Pilatti, Luiz Alberto
AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
author_sort Kovaleski, Nadia Veronique Jourdan
title AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
title_short AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
title_full AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
title_fullStr AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
title_full_unstemmed AS ESCOLHAS DE CURSOS PELAS MULHERES: QUAL FORMAÇÃO PARA QUAIS PAPÉIS SOCIAIS? O CASO DAS ESTUDANTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARANÁ - UNIDADE DE PONTA GROSSA
title_sort as escolhas de cursos pelas mulheres: qual formaÇÃo para quais papÉis sociais? o caso das estudantes do centro federal de educaÇÃo tecnolÓgica do paranÁ - unidade de ponta grossa
description O presente estudo tem o objetivo de discutir a influência das relações sociais de sexo no momento da escolha de um curso superior através do depoimento das alunas dos Cursos Superiores de Tecnologia em Alimentos e Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Unidade de Ponta Grossa (CEFET-PR). Trata-se de um estudo exploratório que, em função dos procedimentos técnicos adotados, pode ser caracterizado como estudo de caso. Um estudo histórico (da Idade-Média até nossos dias) tenta fazer entender a relação mulher/instrução e mostra quais foram as sementes que permitiram a eclosão dos movimentos feministas. A relação da mulher com o saber é analisada e foi constatado que as mulheres sempre foram afastadas dos saberes teóricos e técnicos. Conclui-se que as escolhas de cursos pelas alunas do CEFET-PR, são ainda permeadas de muitos preconceitos, mas são escolhas muito racionais considerada a situação de desigualdade existente entre homens e mulheres atualmente.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2005
url http://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/180
_version_ 1805291253568372736
score 10,814766