A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos
Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, que versa sobre a utilização do aplicativo Sólidos RA, de realidade aumentada, com fins pedagógicos em atividades no ensino de Geometria. O objetivo foi investigar como um aplicativo de realidade aumentada pode contribuir para a compreensão...
Principais autores: | Luciano, Anne Maiara Seidel, Ribeiro, André Ricardo Antunes, Balbino, Renata Oliveira, Kalinke, Marco Aurélio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português Inglês |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/18072 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18072 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-180722024-05-13T14:34:05Z A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos Augmented reality as a possibility as for approach with geometric solids Luciano, Anne Maiara Seidel Ribeiro, André Ricardo Antunes Balbino, Renata Oliveira Kalinke, Marco Aurélio 7.08.04.03-6 Tecnologias Digitais; Realidade Aumentada; Sólidos Geométricos igital Technologies; Augmented Reality; Geometric Solids Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, que versa sobre a utilização do aplicativo Sólidos RA, de realidade aumentada, com fins pedagógicos em atividades no ensino de Geometria. O objetivo foi investigar como um aplicativo de realidade aumentada pode contribuir para a compreensão dos sólidos geométricos por estudantes do Ensino Fundamental. Para análise dos resultados obtidos, utilizou-se como aporte metodológico a teoria significativa ancorada na abordagem qualitativa. Particularmente havia o interesse em perceber de que forma esse aplicativo poderia favorecer o desenvolvimento das habilidades de visualização dos estudantes, de modo a contribuir com a construção do conhecimento em Geometria. Como parâmetro para análise dos resultados, utilizou-se o conceito de aprendizagem significativa como aporte teórico, considerando aspectos como organização de conteúdo, compreensão de conceitos e integração de novos conhecimentos com os já existentes, dentro do ensino de Geometria. Por fim, a análise das atividades demonstrou que houve indícios de engajamento e motivação dos estudantes proporcionados pela visualização de conceitos de Geometria disponibilizados pelo aplicativo, reorganizando a forma de construção de conhecimento pelos estudantes envolvidos nesta pesquisa. O uso do aplicativo possibilitou uma resposta dentro da concepção da teoria de aprendizagem significativa, pois assegurou uma mudança de prioridade na construção dos conceitos de sólidos geométricos, uma vez que, em vez de priorizarem a memorização, passaram a dar importância à compreensão dos conceitos apresentados. Concluiu-se que o ensino da Geometria, apoiado na utilização de aplicativos de realidade aumentada pode proporcionar um modelo distinto para a construção do conhecimento. This article presents qualitative research, which deals with the use of the Solids RA application, augmented reality, for pedagogical purposes, in geometry teaching activities. The objective was to investigate how an augmented reality application can contribute to the understanding of geometric solids by elementary school students. To analyze the results obtained, the significant theory anchored in the qualitative approach was used as a methodological contribution. Particularly there was an interest in understanding how this application could favor the development of students' visualization skills, in order to contribute to the construction of knowledge in geometry. As a parameter for analyzing the results, the concept of meaningful learning was used as a theoretical contribution, considering aspects such as content organization, understanding of concepts and integration of new knowledge with existing knowledge, within geometry teaching. Finally, the analysis of the activities demonstrated that there were signs of student engagement and motivation provided by the visualization of geometry concepts made available by the application, reorganizing the way in which knowledge was constructed by the students involved in this research. The use of the application enabled a response within the conception of meaningful learning theory, as it ensured a change in priority in the construction of concepts of geometric solids, since, instead of prioritizing memorization, they began to give importance to understanding the concepts presented. It was concluded that the teaching of geometry, supported by the use of augmented reality applications, can provide a distinct model for the construction of knowledge. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-05-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/18072 10.3895/actio.v9n1.18072 ACTIO: Teaching in Sciences; v. 9, n. 1 (2024); 1-17 ACTIO: Docência em Ciências; v. 9, n. 1 (2024); 1-17 2525-8923 10.3895/actio.v9n1 por eng http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/18072/10155 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/18072/10156 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3462 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3463 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3464 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3466 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3471 http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/18072/3472 Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português Inglês |
format |
Artigo |
author |
Luciano, Anne Maiara Seidel Ribeiro, André Ricardo Antunes Balbino, Renata Oliveira Kalinke, Marco Aurélio |
spellingShingle |
Luciano, Anne Maiara Seidel Ribeiro, André Ricardo Antunes Balbino, Renata Oliveira Kalinke, Marco Aurélio A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
author_sort |
Luciano, Anne Maiara Seidel |
title |
A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
title_short |
A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
title_full |
A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
title_fullStr |
A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
title_full_unstemmed |
A realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
title_sort |
realidade aumentada como uma possibilidade para o trabalho com sólidos geométricos |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa, que versa sobre a utilização do aplicativo Sólidos RA, de realidade aumentada, com fins pedagógicos em atividades no ensino de Geometria. O objetivo foi investigar como um aplicativo de realidade aumentada pode contribuir para a compreensão dos sólidos geométricos por estudantes do Ensino Fundamental. Para análise dos resultados obtidos, utilizou-se como aporte metodológico a teoria significativa ancorada na abordagem qualitativa. Particularmente havia o interesse em perceber de que forma esse aplicativo poderia favorecer o desenvolvimento das habilidades de visualização dos estudantes, de modo a contribuir com a construção do conhecimento em Geometria. Como parâmetro para análise dos resultados, utilizou-se o conceito de aprendizagem significativa como aporte teórico, considerando aspectos como organização de conteúdo, compreensão de conceitos e integração de novos conhecimentos com os já existentes, dentro do ensino de Geometria. Por fim, a análise das atividades demonstrou que houve indícios de engajamento e motivação dos estudantes proporcionados pela visualização de conceitos de Geometria disponibilizados pelo aplicativo, reorganizando a forma de construção de conhecimento pelos estudantes envolvidos nesta pesquisa. O uso do aplicativo possibilitou uma resposta dentro da concepção da teoria de aprendizagem significativa, pois assegurou uma mudança de prioridade na construção dos conceitos de sólidos geométricos, uma vez que, em vez de priorizarem a memorização, passaram a dar importância à compreensão dos conceitos apresentados. Concluiu-se que o ensino da Geometria, apoiado na utilização de aplicativos de realidade aumentada pode proporcionar um modelo distinto para a construção do conhecimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/18072 |
_version_ |
1805535734722985984 |
score |
10,814766 |