Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente

Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de...

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Autor principal: Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167
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Resumo: Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV).  A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas.