Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de...
Autor principal: | Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV). A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas. |
---|