Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de...
Autor principal: | Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18167 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-181672024-07-26T15:40:28Z Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva Linguística, Letras e Artes; Linguística Aplicada Identidade profissional; Prática Docente; Formação inicial; Metodologias de ensino; Língua Espanhola. Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV). A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167 10.3895/rtr.v9n0.18167 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167/10260 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva |
spellingShingle |
Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
author_sort |
Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva |
title |
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
title_short |
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
title_full |
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
title_fullStr |
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
title_full_unstemmed |
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
title_sort |
formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente |
description |
Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV). A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167 |
_version_ |
1805897769564504064 |
score |
10,814766 |