Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente

Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-18167
recordtype ojs
spelling peri-article-181672024-07-26T15:40:28Z Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva Linguística, Letras e Artes; Linguística Aplicada Identidade profissional; Prática Docente; Formação inicial; Metodologias de ensino; Língua Espanhola. Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV).  A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-07-26 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167 10.3895/rtr.v9n0.18167 Revista Transmutare; v. 9 (2024): Publicação contínua 2525-6475 10.3895/rtr.v9n0 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167/10260 Direitos autorais 2024 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva
spellingShingle Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva
Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
author_sort Oliveira, Clarisse Aparecida da Silva
title Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
title_short Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
title_full Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
title_fullStr Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
title_full_unstemmed Formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
title_sort formação de professores de línguas e desenvolvimento da identidade profissional: relato de experiência docente
description Este artigo trata de um relato de experiência que pretende evidenciar o processo de identificação da autora com a profissão docente, isto é, de que maneira a sua identidade profissional como professora de Língua Espanhola vem sendo construída e modificada ao longo da sua trajetória até o momento de escrita deste trabalho, Mestrado em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Viçosa(UFV).  A partir de estudos sobre o tema (Morais e Macedo, 2021; Santos, 2020; Beijaard; Meijer e Verloop, 2011; Marcelo, 2009; Nóvoa, 1999, entre outros), a autora reflete sobre as metodologias de ensino de línguas estrangeiras no Brasil e apresenta quais experenciou durante a graduação e quais adotou em sua atuação profissional. Ela salienta também como a sua identidade profissional docente começou a ser construída conscientemente e como a metodologia de ensino adotada por ela influenciou nesse processo. Além disso, a autora expõe algumas emoções vivenciadas e ressalta a importância de se falar sobre identidade profissional, sobretudo na formação inicial de professores(as) de línguas.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2024
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18167
_version_ 1805897769564504064
score 10,814766