Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica

Neste artigo trazemos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar como as intervenções docentes via feedback promovem a aprendizagem semiótica de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Partindo da caracterização d...

ver descrição completa

Principais autores: Greca, Priscila de Castro Barros, Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18394
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Neste artigo trazemos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar como as intervenções docentes via feedback promovem a aprendizagem semiótica de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Partindo da caracterização da modelagem matemática como alternativa pedagógica, da aprendizagem semiótica evidenciada nos registros de representação semiótica e das intervenções como meio de influenciar uma situação na tentativa de alterar seu resultado, realizamos uma análise qualitativa de cunho interpretativo do relatório produzido por um grupo de alunos formado por quatro integrantes para uma atividade de modelagem desenvolvida no ano de 2023. A atividade de modelagem analisada foi desenvolvida em cinco aulas regulares de matemática de uma escola de tempo integral, localizada no norte do Paraná. Por meio das intervenções docentes realizadas de forma escrita durante e ao final do desenvolvimento da atividade com a temática piquenique, evidenciamos a aprendizagem semiótica dos alunos com relação à organização dos dados em tabelas e gráficos. As intervenções no formato de feedback fornecidas pela professora proporcionaram aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, de modo que eles puderam modificar procedimentos de resolução, organizar dados, corrigir erros e utilizar conhecimentos do 6º ano do Ensino Fundamental, revelando a importância do acompanhamento da produção de um relatório detalhado quando se objetiva a aprendizagem semiótica.