Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica
Neste artigo trazemos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar como as intervenções docentes via feedback promovem a aprendizagem semiótica de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Partindo da caracterização d...
Principais autores: | Greca, Priscila de Castro Barros, Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18394 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18394 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-183942024-08-26T22:18:29Z Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica Greca, Priscila de Castro Barros Silva, Karina Alessandra Pessoa da Ensino Modelagem Matemática; Registros - Representação Semiótica; Componentes da aprendizagem; Relatório Neste artigo trazemos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar como as intervenções docentes via feedback promovem a aprendizagem semiótica de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Partindo da caracterização da modelagem matemática como alternativa pedagógica, da aprendizagem semiótica evidenciada nos registros de representação semiótica e das intervenções como meio de influenciar uma situação na tentativa de alterar seu resultado, realizamos uma análise qualitativa de cunho interpretativo do relatório produzido por um grupo de alunos formado por quatro integrantes para uma atividade de modelagem desenvolvida no ano de 2023. A atividade de modelagem analisada foi desenvolvida em cinco aulas regulares de matemática de uma escola de tempo integral, localizada no norte do Paraná. Por meio das intervenções docentes realizadas de forma escrita durante e ao final do desenvolvimento da atividade com a temática piquenique, evidenciamos a aprendizagem semiótica dos alunos com relação à organização dos dados em tabelas e gráficos. As intervenções no formato de feedback fornecidas pela professora proporcionaram aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, de modo que eles puderam modificar procedimentos de resolução, organizar dados, corrigir erros e utilizar conhecimentos do 6º ano do Ensino Fundamental, revelando a importância do acompanhamento da produção de um relatório detalhado quando se objetiva a aprendizagem semiótica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024-08-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18394 10.3895/etr.v8n2.18394 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 2 (2024): Pesquisas em Modelagem Matemática na Educação Matemática: Implicações para a sala de aula; 172-191 2594-3901 10.3895/etr.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18394/10271 http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/downloadSuppFile/18394/3564 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Greca, Priscila de Castro Barros Silva, Karina Alessandra Pessoa da |
spellingShingle |
Greca, Priscila de Castro Barros Silva, Karina Alessandra Pessoa da Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
author_sort |
Greca, Priscila de Castro Barros |
title |
Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
title_short |
Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
title_full |
Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
title_fullStr |
Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
title_full_unstemmed |
Intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
title_sort |
intervenções docentes em uma atividade de modelagem matemática: implicações para a aprendizagem semiótica |
description |
Neste artigo trazemos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar como as intervenções docentes via feedback promovem a aprendizagem semiótica de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de modelagem matemática. Partindo da caracterização da modelagem matemática como alternativa pedagógica, da aprendizagem semiótica evidenciada nos registros de representação semiótica e das intervenções como meio de influenciar uma situação na tentativa de alterar seu resultado, realizamos uma análise qualitativa de cunho interpretativo do relatório produzido por um grupo de alunos formado por quatro integrantes para uma atividade de modelagem desenvolvida no ano de 2023. A atividade de modelagem analisada foi desenvolvida em cinco aulas regulares de matemática de uma escola de tempo integral, localizada no norte do Paraná. Por meio das intervenções docentes realizadas de forma escrita durante e ao final do desenvolvimento da atividade com a temática piquenique, evidenciamos a aprendizagem semiótica dos alunos com relação à organização dos dados em tabelas e gráficos. As intervenções no formato de feedback fornecidas pela professora proporcionaram aos alunos novas oportunidades de aprendizagem, de modo que eles puderam modificar procedimentos de resolução, organizar dados, corrigir erros e utilizar conhecimentos do 6º ano do Ensino Fundamental, revelando a importância do acompanhamento da produção de um relatório detalhado quando se objetiva a aprendizagem semiótica. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18394 |
_version_ |
1808615583372017664 |
score |
10,814766 |