Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021)
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual defendemos que o desenvolvimento da interdisciplinaridade requer, entre outros fatores, a compreensão do que é uma prática integradora de conhecimentos disciplinares e que uma abordagem interdisciplinar não depende apenas de uma r...
Principais autores: | Bodas, Flávia Renata Lemes de, Errobidart, Nádia Cristina Guimarães |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2024
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18896 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-18896 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-188962024-08-28T16:04:21Z Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) Bodas, Flávia Renata Lemes de Errobidart, Nádia Cristina Guimarães Ensino-Aprendizagem: Métodos e Técnicas de Ensino. Representações Interdisciplinares; Projetos Integradores; Análise Documental Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual defendemos que o desenvolvimento da interdisciplinaridade requer, entre outros fatores, a compreensão do que é uma prática integradora de conhecimentos disciplinares e que uma abordagem interdisciplinar não depende apenas de uma reprodução coletiva de tarefas. Assumimos como referencial teórico as definições sobre interdisciplinaridade e outras práticas de integração de conhecimentos disciplinares de especialistas referenciados da área de ensino, nos últimos dez anos. Uma revisão documental foi realizada na seção de apresentação do catálogo de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e depois nas páginas e material do professor dos 13 livros didáticos aprovados no PNLD 2021. Na etapa de pré-análise, identificamos os trechos das obras em que se conceituavam a interdisciplinaridade, objetivando identificar indícios de um referencial teórico-metodológico. Verificamos que, das obras analisadas, apenas seis abordam diretamente o conceito de interdisciplinaridade, dos quais, apenas duas utilizam explicitamente referenciais teórico metodológicos, listados pelos pesquisadores da área de ensino, como especialista sobre interdisciplinaridade. Outros dois livros, apesar de não explicitarem um referencial para abordar a interdisciplinaridade, apresentam terminologias que possibilitam sugerir a interdisciplinaridade como prática integradora de conhecimentos disciplinares, pautada na negociação entre os sujeitos, envolvidos no projeto em desenvolvimento. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 2024-08-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18896 10.3895/etr.v8n1.18896 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 8, n. 1 (2024); 13-29 2594-3901 10.3895/etr.v8n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18896/10296 Direitos autorais 2024 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Bodas, Flávia Renata Lemes de Errobidart, Nádia Cristina Guimarães |
spellingShingle |
Bodas, Flávia Renata Lemes de Errobidart, Nádia Cristina Guimarães Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
author_sort |
Bodas, Flávia Renata Lemes de |
title |
Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
title_short |
Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
title_full |
Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
title_fullStr |
Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
title_full_unstemmed |
Análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PNLD 2021) |
title_sort |
análise das concepções sobre interdisciplinaridade nos livros didáticos de projetos integradores de ciências da natureza e suas tecnologias (pnld 2021) |
description |
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual defendemos que o desenvolvimento da interdisciplinaridade requer, entre outros fatores, a compreensão do que é uma prática integradora de conhecimentos disciplinares e que uma abordagem interdisciplinar não depende apenas de uma reprodução coletiva de tarefas. Assumimos como referencial teórico as definições sobre interdisciplinaridade e outras práticas de integração de conhecimentos disciplinares de especialistas referenciados da área de ensino, nos últimos dez anos. Uma revisão documental foi realizada na seção de apresentação do catálogo de Projetos Integradores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e depois nas páginas e material do professor dos 13 livros didáticos aprovados no PNLD 2021. Na etapa de pré-análise, identificamos os trechos das obras em que se conceituavam a interdisciplinaridade, objetivando identificar indícios de um referencial teórico-metodológico. Verificamos que, das obras analisadas, apenas seis abordam diretamente o conceito de interdisciplinaridade, dos quais, apenas duas utilizam explicitamente referenciais teórico metodológicos, listados pelos pesquisadores da área de ensino, como especialista sobre interdisciplinaridade. Outros dois livros, apesar de não explicitarem um referencial para abordar a interdisciplinaridade, apresentam terminologias que possibilitam sugerir a interdisciplinaridade como prática integradora de conhecimentos disciplinares, pautada na negociação entre os sujeitos, envolvidos no projeto em desenvolvimento. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2024 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/18896 |
_version_ |
1808706181090246656 |
score |
10,814766 |