Oficinas Pedagógicas como estratégia de práticas educativas sobre saúde bucal de pessoas idosas: Relato de experiência

Estratégias participativas em saúde bucal de idosos, baseadas em demandas reais, podem ser componentes qualificadores das práticas profissionais e contribuir para melhoria da qualidade de vida de idosos. O objetivo adotado foi descrever a construção de oficinas pedagógicas como estratégia de prática...

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Principais autores: Nepomuceno, João Marcelo, Silva, Poliana Avila, Alvarenga, Marcia Regina Martins
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2024
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/19026
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Resumo: Estratégias participativas em saúde bucal de idosos, baseadas em demandas reais, podem ser componentes qualificadores das práticas profissionais e contribuir para melhoria da qualidade de vida de idosos. O objetivo adotado foi descrever a construção de oficinas pedagógicas como estratégia de práticas educativas sobre saúde bucal de idosos para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de relato de experiência de pesquisa de natureza interventiva sobre a realização de três oficinas pedagógicas cujo público-alvo foram os membros da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde Dourados- Mato Grosso do Sul, e ocorreram em outubro de 2023. As oficinas foram planejadas por meio do referencial teórico baseado nas práticas educativas em saúde, para promover interpretações sobre a realidade e possíveis construções que propiciassem a melhoria da atenção básica para a saúde bucal do idoso. Foram realizadas três oficinas pedagógicas, com participação de seis membros na primeira, nove na segunda e 11 na terceira oficina, sendo que a equipe é formada por 14 profissionais, sendo um deles o pesquisador. Foram organizadas em temáticas: Saúde do Idoso, Saúde Bucal do Idoso e por fim, Sensibilização sobre os cuidados da saúde geral e bucal da pessoa idosa em Estratégia Saúde da Família. As oficinas foram oportunizadas a partir da escuta dos participantes, sendo uma maneira de permitir que todos pudessem refletir sobre uma melhor assistência à saúde bucal da pessoa idosa. Foram ferramentas funcionais para a construção de um processo educativo a partir das experiências vividas.