O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura

Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR...

ver descrição completa

Principais autores: Da Silva, Luiz Everson, Silva, Lenir Maristela
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-1915
recordtype ojs
spelling peri-article-19152016-12-21T22:21:47Z O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura Da Silva, Luiz Everson Silva, Lenir Maristela Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915 10.3895/rbect.v9n2.1915 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Da Silva, Luiz Everson
Silva, Lenir Maristela
spellingShingle Da Silva, Luiz Everson
Silva, Lenir Maristela
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
author_sort Da Silva, Luiz Everson
title O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
title_short O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
title_full O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
title_fullStr O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
title_full_unstemmed O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
title_sort o ensino de ciências na perspectiva da metodologia de aprendizagem por projetos em curso de licenciatura
description Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915
_version_ 1805292031049728000
score 10,814766