O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura
Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR...
Principais autores: | Da Silva, Luiz Everson, Silva, Lenir Maristela |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-1915 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-19152016-12-21T22:21:47Z O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura Da Silva, Luiz Everson Silva, Lenir Maristela Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016-11-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915 10.3895/rbect.v9n2.1915 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 2 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915/pdf Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Da Silva, Luiz Everson Silva, Lenir Maristela |
spellingShingle |
Da Silva, Luiz Everson Silva, Lenir Maristela O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
author_sort |
Da Silva, Luiz Everson |
title |
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
title_short |
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
title_full |
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
title_fullStr |
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Ciências na perspectiva da Metodologia de Aprendizagem por Projetos em Curso de Licenciatura |
title_sort |
o ensino de ciências na perspectiva da metodologia de aprendizagem por projetos em curso de licenciatura |
description |
Este artigo tem o propósito de apresentar argumentos a favor da metodologia de ensino por projetos para a formação emancipatória dos sujeitos de aprendizagem. Para a construção das argumentações relatam-se as atividades desenvolvidas durante um semestre numa turma de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral. Além disso, utilizam-se as narrativas dos estudantes na avaliação final do semestre, buscando identificar as marcas diferenciais no processo percebido pelos mesmos. Destacaram-se os principais argumentos a favor da metodologia: há um favorecimento da pró-atividade dos estudantes, pois as aulas do tipo palestra deixam de ser o foco metodológico; o professor atua como mediador na medida em que junto com os estudantes organiza o estudo e as responsabilidades coletivas e individuais; a aprendizagem se dá num processo dialético em que se parte e se chega na prática social, possibilitando que o objeto deixe a assepsia conteudista e permita a construção de elaborações de pensamentos críticos a cerca de realidade concreta. À construção deste trabalho permitiu também a conclusão de que não é o uso da metodologia por projetos em si que favorece a formação emancipatória, mas a mediação, cuja lógica filosófica possibilite a elaboração de pensamentos críticos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1915 |
_version_ |
1805292031049728000 |
score |
10,814766 |