Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico
A partir de algumas concepções apresentadas por 67 futuros professores de Ciências/Química e Biologia sobre a neutralidade e objetividade da Ciência e Tecnologia foram constatadas visões distorcidas e dilemas persistentes sobre estas questões. Dentre as respostas, 24% dos respondentes entenderam que...
Principais autores: | Gurgel, Célia Margutti do Amaral, Mariano, Glaucia Elaine |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/224 |
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peri-article-2242022-09-29T18:40:33Z Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico Gurgel, Célia Margutti do Amaral Mariano, Glaucia Elaine A partir de algumas concepções apresentadas por 67 futuros professores de Ciências/Química e Biologia sobre a neutralidade e objetividade da Ciência e Tecnologia foram constatadas visões distorcidas e dilemas persistentes sobre estas questões. Dentre as respostas, 24% dos respondentes entenderam que os melhores cientistas são os que seguem com precisão as etapas do método científico em suas investigações e 13% ficaram indiferentes à pergunta formulada; 72% consideraram que a solução dos problemas sociais estão baseados em critérios científicos e tecnológicos e 4% ficaram indiferentes à questão. O objetivo deste trabalho é argumentar como a História e a Sociologia da Ciência podem ser relevantes para a Educação em Ciências, ampliar os fundamentos relativos à relação CTS, comparar a direção tomada pelos processos de mudança e trazer à luz categorias como poder político, relações econômicas e sócio-culturais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/224 10.3895/S1982-873X2008000100004 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 1 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080001 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/224/197 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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