PRÁTICAS DE LEITURA E CONDIÇÕES DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR

O objetivo deste estudo é analisar as condições de letramento de 100 professores de 1a. e 2a. séries do ensino fundamental, considerando as práticas de leitura realizadas no contexto profissional e doméstico, a influência recebida durante a formação leitora e as possíveis dificuldades de leitura apr...

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Autor principal: e Rita Signor, Márcia Regina dos Reis
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2325
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spelling peri-article-23252014-12-09T13:07:58Z PRÁTICAS DE LEITURA E CONDIÇÕES DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR e Rita Signor, Márcia Regina dos Reis O objetivo deste estudo é analisar as condições de letramento de 100 professores de 1a. e 2a. séries do ensino fundamental, considerando as práticas de leitura realizadas no contexto profissional e doméstico, a influência recebida durante a formação leitora e as possíveis dificuldades de leitura apresentadas pelos docentes. A pesquisa de campo ocorreu em escolas de cinco municípios do estado do Paraná. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário composto por 26 perguntas discursivas. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente à luz dos estudos do letramento. Constatamos, por meio de nossos resultados, que uma parcela significativa dos professores manifestou uma restrita relação com a prática da leitura. Ainda, 23% deles assumiram que têm dificuldades em interpretar textos. Concluímos que a escolarização básica e graduação centrada na transmissão de conteúdos podem ter sido decisivas para a formação de alguns docentes sem condições suficientes para o exercício da carreira pedagógica. O estudo aponta para a necessidade de dar voz ao professor nos cursos de formação e formação continuada para, por meio do seu discurso, traçar estratégias para poder atingi-lo realmente, o que inclui dar novos sentidos à sua relação com a leitura. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2013-02-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2325 10.3895/rl.v0n15.2325 Revista de Letras; n. 15 (2012) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v0n15 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2325/1461 Direitos autorais 2014 Márcia Regina dos Reis e Rita Signor http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
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