O letramento e o sociocognitivismo: elementos para uma teoria da resistência
Este texto pretende, a partir de uma abordagem discursiva, fazer uma discussão das teorias de Letramento a partir das concepções da psicologia sociocognitiva, na tentativa de entender uma possibilidade de resistência comum a ambos os discursos. Para tanto, parte-se inicialmente de uma leitura de alg...
Autor principal: | Butturi, Atilio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2013
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2335 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este texto pretende, a partir de uma abordagem discursiva, fazer uma discussão das teorias de Letramento a partir das concepções da psicologia sociocognitiva, na tentativa de entender uma possibilidade de resistência comum a ambos os discursos. Para tanto, parte-se inicialmente de uma leitura de alguns textos de Vygotski e, finalmente, relaciona-se a complexização de categorias utilizadas pelo russo com a empresa de algumas das vertentes do Letramento, sobretudo aqueles ditos ideológicos, que se voltam para problemáticas como identidade e ética e, assim, descrever a construção de um discurso de resistência microfísica nas teorias de ensino e aprendizagem de língua materna em sua modalidade escrita. |
---|