Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de eng...
Principais autores: | Jacinski, Edson, Susin, Roberto M., Bazzo, Walter A. |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 |
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Resumo: |
Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. |
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