Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica

Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de eng...

ver descrição completa

Principais autores: Jacinski, Edson, Susin, Roberto M., Bazzo, Walter A.
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-236
recordtype ojs
spelling peri-article-2362022-09-29T18:40:33Z Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 10.3895/S1982-873X2008000300002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Jacinski, Edson
Susin, Roberto M.
Bazzo, Walter A.
spellingShingle Jacinski, Edson
Susin, Roberto M.
Bazzo, Walter A.
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
author_sort Jacinski, Edson
title Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_short Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_full Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_fullStr Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_full_unstemmed Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
title_sort repensando as dicotomias entre tecnologia e sociedade na educação tecnológica
description Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2008
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236
_version_ 1805449037246103552
score 10,814766