Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica
Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de eng...
Principais autores: | Jacinski, Edson, Susin, Roberto M., Bazzo, Walter A. |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2008
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-236 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-2362022-09-29T18:40:33Z Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 10.3895/S1982-873X2008000300002 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20080003 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236/208 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. |
spellingShingle |
Jacinski, Edson Susin, Roberto M. Bazzo, Walter A. Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
author_sort |
Jacinski, Edson |
title |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_short |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_full |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_fullStr |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_full_unstemmed |
Repensando as dicotomias entre Tecnologia e Sociedade na Educação Tecnológica |
title_sort |
repensando as dicotomias entre tecnologia e sociedade na educação tecnológica |
description |
Um dos problemas cruciais na educação científica e tecnológica é a separação entre as questões sociais e a formação estritamente técnica. Tal aporia é percebida no exame das grades curriculares, na prática educacional predominante nos cursos de Engenharia e Tecnologia e no perfil profissional de engenheiros e tecnólogos formados pelas Universidades. As lacunas geradas por essas dicotomias são percebidas tardiamente pelos profissionais a partir das contradições sociais, culturais, econômicas, éticas com as quais se defrontam no seu cotidiano. O presente artigo busca problematizar esse dualismo e apresentar elementos de reflexão que possibilitem pensar numa outra abordagem epistemológica e pedagógica que explore as múltiplas relações entre a tecnociência e sociedade. Para tanto estará subsidiado na prática didático- pedagógica dos autores, bem como numa pesquisa bibliográfica e reflexão interdisciplinar proporcionada pela disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2008 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/236 |
_version_ |
1805449037246103552 |
score |
10,814766 |