A WHODUNIT IN THE EFL CLASSROOM
No presente artigo é apresentada uma discussão sobre a importância da Literatura para o ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira (ILE). Alguns estudiosos, como McKay (1982) não acreditam que o uso de Literatura no ensino de línguas estrangeiras possa beneficiar o aprendizado de ILE, ou...
Autor principal: | Silva, Victor Ernesto Silveira |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2014
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2389 |
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peri-article-23892014-12-05T21:30:27Z A WHODUNIT IN THE EFL CLASSROOM Silva, Victor Ernesto Silveira No presente artigo é apresentada uma discussão sobre a importância da Literatura para o ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira (ILE). Alguns estudiosos, como McKay (1982) não acreditam que o uso de Literatura no ensino de línguas estrangeiras possa beneficiar o aprendizado de ILE, outros linguistas, no entanto, percebem a Literatura como uma fonte de materiais que poderia melhorar o ensino e aprendizado de língua estrangeira. Em defesa da Literatura estão pesquisadores e linguistas tais como Paran, Malley, Carter e Long entre outros, os quais são unanimes em destacar que ao trazer a Literatura para o ensino de ILE os aprendizes adquirem não só conhecimento linguístico mas também cultural e intrapessoal. Ainda assim, é possível que professores de ILE sintam-se desconfortáveis ao aplicar a Literatura na sala de aula devido à falta de materiais, relutância dos estudantes, tempo e conhecimentos específicos. A fim de mostrar como alguns desses problemas podem ser sanados, foi estruturado pequeno projeto de cinco aulas baseadas em uma história de detetives protagonizada por Sherlock Holmes. A fim de fornecer fundamentos teóricos ao professor foi incluída uma seção sobre a Literatura de mistério. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2014-09-19 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2389 10.3895/rl.v15n17.2389 Revista de Letras; v. 15, n. 17 (2013) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v15n17 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2389/1524 Direitos autorais 2014 Victor Ernesto Silveira Silva http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Português |
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Silva, Victor Ernesto Silveira |
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No presente artigo é apresentada uma discussão sobre a importância da Literatura para o ensino e aprendizado de inglês como língua estrangeira (ILE). Alguns estudiosos, como McKay (1982) não acreditam que o uso de Literatura no ensino de línguas estrangeiras possa beneficiar o aprendizado de ILE, outros linguistas, no entanto, percebem a Literatura como uma fonte de materiais que poderia melhorar o ensino e aprendizado de língua estrangeira. Em defesa da Literatura estão pesquisadores e linguistas tais como Paran, Malley, Carter e Long entre outros, os quais são unanimes em destacar que ao trazer a Literatura para o ensino de ILE os aprendizes adquirem não só conhecimento linguístico mas também cultural e intrapessoal. Ainda assim, é possível que professores de ILE sintam-se desconfortáveis ao aplicar a Literatura na sala de aula devido à falta de materiais, relutância dos estudantes, tempo e conhecimentos específicos. A fim de mostrar como alguns desses problemas podem ser sanados, foi estruturado pequeno projeto de cinco aulas baseadas em uma história de detetives protagonizada por Sherlock Holmes. A fim de fornecer fundamentos teóricos ao professor foi incluída uma seção sobre a Literatura de mistério. |
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