Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizo...

ver descrição completa

Principais autores: Prates Júnior, Mauro de Souza Lima, Simões Neto, Jose Euzebio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2725
recordtype ojs
spelling peri-article-27252015-11-18T13:42:18Z Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos Prates Júnior, Mauro de Souza Lima Simões Neto, Jose Euzebio O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-09-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725 10.3895/rbect.v8n3.2725 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725/2185 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
Simões Neto, Jose Euzebio
spellingShingle Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
Simões Neto, Jose Euzebio
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
author_sort Prates Júnior, Mauro de Souza Lima
title Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_short Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_full Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_fullStr Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_full_unstemmed Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
title_sort situações-problema como estratégia didática para o ensino dos modelos atômicos
description O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725
_version_ 1805292110270693376
score 10,814766