Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizo...
Principais autores: | Prates Júnior, Mauro de Souza Lima, Simões Neto, Jose Euzebio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2725 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-27252015-11-18T13:42:18Z Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos Prates Júnior, Mauro de Souza Lima Simões Neto, Jose Euzebio O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-09-16 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725 10.3895/rbect.v8n3.2725 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725/2185 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Prates Júnior, Mauro de Souza Lima Simões Neto, Jose Euzebio |
spellingShingle |
Prates Júnior, Mauro de Souza Lima Simões Neto, Jose Euzebio Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
author_sort |
Prates Júnior, Mauro de Souza Lima |
title |
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
title_short |
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
title_full |
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
title_fullStr |
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
title_full_unstemmed |
Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos |
title_sort |
situações-problema como estratégia didática para o ensino dos modelos atômicos |
description |
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2725 |
_version_ |
1805292110270693376 |
score |
10,814766 |