AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE RESULTADOS DE TESTES SENSORIAIS COM ESCALAS E TESTE DE ORDENAÇÃO PREFERÊNCIA COM CRIANÇAS E ADULTOS

No presente estudo foram aplicados testes sensoriais afetivos com escalas e teste de ordenação preferência com crianças e adultos. Devido aos problemas envolvidos na aplicação da análise sensorial e na confiabilidade dos resultados obtidos com crianças estes foram comparados com os dos adultos. O ob...

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Principais autores: Morais, Ana Cristina da Silva, Cid, Lane de Lemos, Oliveira, Isadora Nolasco de, Rodrigues, Maria do Carmo Passos
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2008
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/275
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Resumo: No presente estudo foram aplicados testes sensoriais afetivos com escalas e teste de ordenação preferência com crianças e adultos. Devido aos problemas envolvidos na aplicação da análise sensorial e na confiabilidade dos resultados obtidos com crianças estes foram comparados com os dos adultos. O objetivo foi avaliar a concordância de resultados do teste de aceitação global e do teste de ordenação preferência, tendo em vista que a partir da aceitabilidade podemos inferir a preferência, bem como verificar a capacidade das crianças de discriminar níveis de escalas sensoriais. Foram utilizadas três amostras de leite condensado de marca comercial designadas pelas siglas LC1, LC2 e LC3, correspondentes aos sabores tradicional, morango e chocolate. Os testes com escala aplicados foram escala hedônica e escala relativa ao ideal. Não houve concordância de resultados do teste de aceitação global e de ordenação preferência aplicados com crianças, enquanto nestes aplicados com adultos houve concordância. As crianças tiveram dificuldade de discriminar os níveis de gostar da escala hedônica apresentando pouca distribuição de notastanto para aceitação global como para aceitação do sabor. Os adultos discriminaram bem e houve boa distribuição de notas entre os níveis da escala. No teste da escala relativa ao ideal, tanto crianças como adultos apresentaram boa distribuição de notas entre os níveis da escala. Com isso, percebe-se que estudos devem ser realizados com o intuito de definir as melhores condições e métodos para que testes sensoriais realizados com crianças tenham resultados confiáveis.