Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?

Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinen...

ver descrição completa

Principais autores: Batista, André Luiz França, Bazzo, Walter Antônio
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2792
recordtype ojs
spelling peri-article-27922016-01-19T10:31:49Z Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? Batista, André Luiz França Bazzo, Walter Antônio Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinentes aos problemas da sociedade em uma disciplina de enfoque altamente técnico. Desse modo o presente trabalho detém um enfoque informativo e torna-se um possível subsídio para auxílio a professores que pretendam estabelecer discussões CTS em suas classes de programação computacional móvel. As sugestões aqui documentadas caracterizam-se como recursos para um provável aprimoramento do pensamento crítico e conduta cidadã dos discentes e para o fomento de discussões e reflexões, entre educadores e futuros profissionais, sobre a realidade vigente, ensejando iminentes mudanças educacionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792 10.3895/rbect.v8n4.2792 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792/2517 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Batista, André Luiz França
Bazzo, Walter Antônio
spellingShingle Batista, André Luiz França
Bazzo, Walter Antônio
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
author_sort Batista, André Luiz França
title Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
title_short Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
title_full Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
title_fullStr Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
title_full_unstemmed Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
title_sort questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
description Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinentes aos problemas da sociedade em uma disciplina de enfoque altamente técnico. Desse modo o presente trabalho detém um enfoque informativo e torna-se um possível subsídio para auxílio a professores que pretendam estabelecer discussões CTS em suas classes de programação computacional móvel. As sugestões aqui documentadas caracterizam-se como recursos para um provável aprimoramento do pensamento crítico e conduta cidadã dos discentes e para o fomento de discussões e reflexões, entre educadores e futuros profissionais, sobre a realidade vigente, ensejando iminentes mudanças educacionais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792
_version_ 1805292039389052928
score 10,814766