Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão?
Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinen...
Principais autores: | Batista, André Luiz França, Bazzo, Walter Antônio |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2792 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-27922016-01-19T10:31:49Z Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? Batista, André Luiz França Bazzo, Walter Antônio Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinentes aos problemas da sociedade em uma disciplina de enfoque altamente técnico. Desse modo o presente trabalho detém um enfoque informativo e torna-se um possível subsídio para auxílio a professores que pretendam estabelecer discussões CTS em suas classes de programação computacional móvel. As sugestões aqui documentadas caracterizam-se como recursos para um provável aprimoramento do pensamento crítico e conduta cidadã dos discentes e para o fomento de discussões e reflexões, entre educadores e futuros profissionais, sobre a realidade vigente, ensejando iminentes mudanças educacionais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-12-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792 10.3895/rbect.v8n4.2792 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792/2517 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Batista, André Luiz França Bazzo, Walter Antônio |
spellingShingle |
Batista, André Luiz França Bazzo, Walter Antônio Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
author_sort |
Batista, André Luiz França |
title |
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
title_short |
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
title_full |
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
title_fullStr |
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
title_full_unstemmed |
Questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
title_sort |
questões contemporâneas e desenvolvimento de aplicativos móveis: onde está a conexão? |
description |
Em consequência das discussões sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se a necessidade de entender como promover discussões sobre esses assuntos em uma disciplina de programação de dispositivos móveis. O objetivo deste artigo é mostrar como é possível inserir assuntos pertinentes aos problemas da sociedade em uma disciplina de enfoque altamente técnico. Desse modo o presente trabalho detém um enfoque informativo e torna-se um possível subsídio para auxílio a professores que pretendam estabelecer discussões CTS em suas classes de programação computacional móvel. As sugestões aqui documentadas caracterizam-se como recursos para um provável aprimoramento do pensamento crítico e conduta cidadã dos discentes e para o fomento de discussões e reflexões, entre educadores e futuros profissionais, sobre a realidade vigente, ensejando iminentes mudanças educacionais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2792 |
_version_ |
1805292039389052928 |
score |
10,814766 |