Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática

Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo te...

ver descrição completa

Principais autores: Coutinho, Francisco Angelo, Figueiredo, Kristianne Lina, Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2016
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2935
recordtype ojs
spelling peri-article-29352016-09-01T12:48:34Z Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática Coutinho, Francisco Angelo Figueiredo, Kristianne Lina Silva, Fabio Augusto Rodrigues e Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq FAPEMIG 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935 10.3895/rbect.v9n1.2935 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935/2973 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Coutinho, Francisco Angelo
Figueiredo, Kristianne Lina
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
spellingShingle Coutinho, Francisco Angelo
Figueiredo, Kristianne Lina
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
author_sort Coutinho, Francisco Angelo
title Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_short Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_full Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_fullStr Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_full_unstemmed Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
title_sort proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática
description Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2016
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935
_version_ 1805292116112310272
score 10,814766