Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática
Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo te...
Principais autores: | Coutinho, Francisco Angelo, Figueiredo, Kristianne Lina, Silva, Fabio Augusto Rodrigues e |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2016
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2935 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29352016-09-01T12:48:34Z Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática Coutinho, Francisco Angelo Figueiredo, Kristianne Lina Silva, Fabio Augusto Rodrigues e Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) CNPq FAPEMIG 2016-08-29 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935 10.3895/rbect.v9n1.2935 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 1 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935/2973 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Coutinho, Francisco Angelo Figueiredo, Kristianne Lina Silva, Fabio Augusto Rodrigues e |
spellingShingle |
Coutinho, Francisco Angelo Figueiredo, Kristianne Lina Silva, Fabio Augusto Rodrigues e Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
author_sort |
Coutinho, Francisco Angelo |
title |
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
title_short |
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
title_full |
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
title_fullStr |
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma configuração para o ensino de Ciências comprometido com a ação política democrática |
title_sort |
proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática |
description |
Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Finalmente, delineia uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2016 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935 |
_version_ |
1805292116112310272 |
score |
10,814766 |