A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetiv...
Principais autores: | da Silva, Rúbia Carla, de Matos, Eloiza Aparecida Ávila |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2956 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29562015-08-03T14:14:31Z A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar da Silva, Rúbia Carla de Matos, Eloiza Aparecida Ávila Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em três momentos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática; e a construção do objeto de aprendizagem em uma turma de EJA. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, porém evidenciando as dificuldades encontradas ao longo do processo, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956 10.3895/rbect.v8n2.2956 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956/1988 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
da Silva, Rúbia Carla de Matos, Eloiza Aparecida Ávila |
spellingShingle |
da Silva, Rúbia Carla de Matos, Eloiza Aparecida Ávila A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
author_sort |
da Silva, Rúbia Carla |
title |
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
title_short |
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
title_full |
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
title_fullStr |
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar |
title_sort |
matemática, a arte, os surdos e a eja - educação de jovens e adultos - uma intervenção interdisciplinar |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em três momentos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática; e a construção do objeto de aprendizagem em uma turma de EJA. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, porém evidenciando as dificuldades encontradas ao longo do processo, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956 |
_version_ |
1805291675837267968 |
score |
10,814766 |