A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetiv...

ver descrição completa

Principais autores: da Silva, Rúbia Carla, de Matos, Eloiza Aparecida Ávila
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2956
recordtype ojs
spelling peri-article-29562015-08-03T14:14:31Z A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar da Silva, Rúbia Carla de Matos, Eloiza Aparecida Ávila Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em três momentos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática; e a construção do objeto de aprendizagem em uma turma de EJA. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, porém evidenciando as dificuldades encontradas ao longo do processo, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956 10.3895/rbect.v8n2.2956 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956/1988 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author da Silva, Rúbia Carla
de Matos, Eloiza Aparecida Ávila
spellingShingle da Silva, Rúbia Carla
de Matos, Eloiza Aparecida Ávila
A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
author_sort da Silva, Rúbia Carla
title A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
title_short A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
title_full A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
title_fullStr A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
title_full_unstemmed A Matemática, a Arte, os surdos e a EJA - Educação de Jovens e Adultos - uma intervenção interdisciplinar
title_sort matemática, a arte, os surdos e a eja - educação de jovens e adultos - uma intervenção interdisciplinar
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado quanto ao desenvolvimento da disciplina de Libras em um curso de Licenciatura em Matemática de uma IES da cidade de Ponta Grossa - PR, a partir de uma intervenção na EJA quanto ao atendimento de alunos surdos inclusos. Teve como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em três momentos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática; e a construção do objeto de aprendizagem em uma turma de EJA. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, porém evidenciando as dificuldades encontradas ao longo do processo, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2956
_version_ 1805291675837267968
score 10,814766