Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca...
Principais autores: | Leite, Joici de Carvalho, Rodrigues, Maria Aparecida, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2958 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29582015-08-03T14:14:31Z Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 10.3895/rbect.v8n2.2958 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira |
spellingShingle |
Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
author_sort |
Leite, Joici de Carvalho |
title |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_short |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_fullStr |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada |
title_sort |
ensino por investigação na visão de professores de ciências em um contexto de formação continuada |
description |
Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 |
_version_ |
1805291815945895936 |
score |
10,814766 |