Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada

Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca...

ver descrição completa

Principais autores: Leite, Joici de Carvalho, Rodrigues, Maria Aparecida, Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2958
recordtype ojs
spelling peri-article-29582015-08-03T14:14:31Z Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada Leite, Joici de Carvalho Rodrigues, Maria Aparecida Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958 10.3895/rbect.v8n2.2958 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
spellingShingle Leite, Joici de Carvalho
Rodrigues, Maria Aparecida
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
author_sort Leite, Joici de Carvalho
title Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_short Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_fullStr Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_full_unstemmed Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada
title_sort ensino por investigação na visão de professores de ciências em um contexto de formação continuada
description Dentre as diversas razões que justificam a formação continuada de professores de Ciências, destacamos a necessidade de reflexões críticas sobre suas práticas, com vistas à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, discutimos, no presente trabalho, as compreensões de professores acerca do ensino por investigação, em um processo de formação continuada. Os dados foram coletados após a realização de um minicurso com duração de doze horas com professores de Ciências e Química, que iniciavam a participação em um grupo de estudos para aprofundar os conhecimentos do tema em questão. Participaram da pesquisa dez professores, que responderam duas questões abertas, versando sobre aspectos da prática docente e do ensino de Ciências por investigação. A análise de conteúdo das respostas revelou apropriação de elementos importantes inerentes ao ensino por investigação, entre eles, a mediação do professor, a resolução de problemas e a elaboração de hipóteses pelos alunos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958
_version_ 1805291815945895936
score 10,814766