Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente,...
Principais autores: | Machado, Elaine da Silva, Arruda, Sergio de Mello, Passos, Marinez Meneghello, Maistro, Virginia Iara de Andrade |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2973 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29732015-08-03T14:14:31Z Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências Machado, Elaine da Silva Arruda, Sergio de Mello Passos, Marinez Meneghello Maistro, Virginia Iara de Andrade Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente, sob uma proposta mais ampla de aprendizagem, em perspectiva social. O estudo das capacidades para socialização está orientado nas conceituações dos ambientes informais de aprendizagem, no modelo de Comunidades de Prática e na avaliação de outros blogs do PIBID Ciências, em 9 estados do Brasil. Já a investigação da aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências, explora as falas de licenciandos e comunidade externa, em cinco níveis de percepção sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente). Os resultados revelam várias capacidades do ambiente informal do PIBID em promover a aprendizagem docente e limitações interativas relacionadas à ausência de diálogo com a comunidade externa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973 10.3895/rbect.v8n2.2973 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973/2056 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Machado, Elaine da Silva Arruda, Sergio de Mello Passos, Marinez Meneghello Maistro, Virginia Iara de Andrade |
spellingShingle |
Machado, Elaine da Silva Arruda, Sergio de Mello Passos, Marinez Meneghello Maistro, Virginia Iara de Andrade Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
author_sort |
Machado, Elaine da Silva |
title |
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
title_short |
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
title_full |
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
title_fullStr |
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
title_full_unstemmed |
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências |
title_sort |
comunidades de prática e aprendizagem docente no ambiente informal do pibid ciências |
description |
Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente, sob uma proposta mais ampla de aprendizagem, em perspectiva social. O estudo das capacidades para socialização está orientado nas conceituações dos ambientes informais de aprendizagem, no modelo de Comunidades de Prática e na avaliação de outros blogs do PIBID Ciências, em 9 estados do Brasil. Já a investigação da aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências, explora as falas de licenciandos e comunidade externa, em cinco níveis de percepção sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente). Os resultados revelam várias capacidades do ambiente informal do PIBID em promover a aprendizagem docente e limitações interativas relacionadas à ausência de diálogo com a comunidade externa. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973 |
_version_ |
1805291963618951168 |
score |
10,814766 |