Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências

Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente,...

ver descrição completa

Principais autores: Machado, Elaine da Silva, Arruda, Sergio de Mello, Passos, Marinez Meneghello, Maistro, Virginia Iara de Andrade
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2973
recordtype ojs
spelling peri-article-29732015-08-03T14:14:31Z Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências Machado, Elaine da Silva Arruda, Sergio de Mello Passos, Marinez Meneghello Maistro, Virginia Iara de Andrade Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente, sob uma proposta mais ampla de aprendizagem, em perspectiva social. O estudo das capacidades para socialização está orientado nas conceituações dos ambientes informais de aprendizagem, no modelo de Comunidades de Prática e na avaliação de outros blogs do PIBID Ciências, em 9 estados do Brasil. Já a investigação da aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências, explora as falas de licenciandos e comunidade externa, em cinco níveis de percepção sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente). Os resultados revelam várias capacidades do ambiente informal do PIBID em promover a aprendizagem docente e limitações interativas relacionadas à ausência de diálogo com a comunidade externa. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-20 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973 10.3895/rbect.v8n2.2973 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973/2056 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Machado, Elaine da Silva
Arruda, Sergio de Mello
Passos, Marinez Meneghello
Maistro, Virginia Iara de Andrade
spellingShingle Machado, Elaine da Silva
Arruda, Sergio de Mello
Passos, Marinez Meneghello
Maistro, Virginia Iara de Andrade
Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
author_sort Machado, Elaine da Silva
title Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
title_short Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
title_full Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
title_fullStr Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
title_full_unstemmed Comunidades de Prática e aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências
title_sort comunidades de prática e aprendizagem docente no ambiente informal do pibid ciências
description Neste estudo, buscamos identificar as capacidades para socialização de experiências e contribuições para a aprendizagem docente, apresentadas pelo blog do PIBID de Ciências de uma universidade do estado do Paraná, e, a partir dessas, refletir sobre os ambientes informais do PIBID, qualitativamente, sob uma proposta mais ampla de aprendizagem, em perspectiva social. O estudo das capacidades para socialização está orientado nas conceituações dos ambientes informais de aprendizagem, no modelo de Comunidades de Prática e na avaliação de outros blogs do PIBID Ciências, em 9 estados do Brasil. Já a investigação da aprendizagem docente no ambiente informal do PIBID Ciências, explora as falas de licenciandos e comunidade externa, em cinco níveis de percepção sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente). Os resultados revelam várias capacidades do ambiente informal do PIBID em promover a aprendizagem docente e limitações interativas relacionadas à ausência de diálogo com a comunidade externa.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2973
_version_ 1805291963618951168
score 10,814766