Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à...
Principais autores: | Adriano, Graciele Alice Carvalho, Schroeder, Edson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos. |
---|