Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial

Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à...

ver descrição completa

Principais autores: Adriano, Graciele Alice Carvalho, Schroeder, Edson
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-2981
recordtype ojs
spelling peri-article-29812015-08-03T14:14:31Z Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial Adriano, Graciele Alice Carvalho Schroeder, Edson Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981 10.3895/rbect.v8n2.2981 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981/2060 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Adriano, Graciele Alice Carvalho
Schroeder, Edson
spellingShingle Adriano, Graciele Alice Carvalho
Schroeder, Edson
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
author_sort Adriano, Graciele Alice Carvalho
title Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_short Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_full Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_fullStr Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_full_unstemmed Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
title_sort compreensões dos bolsistas de iniciação à docência/pibid sobre clubes de ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
description Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2015
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981
_version_ 1805292116648132608
score 10,814766