Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial
Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à...
Principais autores: | Adriano, Graciele Alice Carvalho, Schroeder, Edson |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2015
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-2981 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-29812015-08-03T14:14:31Z Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial Adriano, Graciele Alice Carvalho Schroeder, Edson Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2015-05-25 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981 10.3895/rbect.v8n2.2981 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981/2060 Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Adriano, Graciele Alice Carvalho Schroeder, Edson |
spellingShingle |
Adriano, Graciele Alice Carvalho Schroeder, Edson Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
author_sort |
Adriano, Graciele Alice Carvalho |
title |
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
title_short |
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
title_full |
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
title_fullStr |
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
title_full_unstemmed |
Compreensões dos bolsistas de Iniciação à Docência/PIBID sobre Clubes de Ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
title_sort |
compreensões dos bolsistas de iniciação à docência/pibid sobre clubes de ciências, ciência e o seu processo de formação inicial |
description |
Apresentamos resultados de uma investigação feita com cinco bolsistas de iniciação à docência (ID), licenciandos no curso de Ciências Biológicas e participantes do Pibid, subprojeto biologia, na Universidade Regional de Blumenau (SC). O subprojeto biologia, denominado “Clube de Ciências: incentivo à educação científica e dinamização” acontece em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com a proposta de implantar e desenvolver Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica. Os dados foram coletados por intermédio de questionário com comandos, entregues aos bolsistas, elaborado a partir de três unidades de análise: compreensões sobre os Clubes de Ciências; compreensões de ciência e o subprojeto biologia e suas contribuições para a formação. Os resultados mostram que as compreensões dos bolsistas ID se aproximam das já constituídas por autores, que têm dedicado estudo aos Clubes de Ciências como espaços não formais de educação científica e de construção de conhecimentos. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2015 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2981 |
_version_ |
1805292116648132608 |
score |
10,814766 |