Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo
A melhoria do nível de serviços ao cliente é um desafio para o varejo. Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se as longas filas de espera. Sobre isso, a simulação pode oferecer importantes informações aos gestores para definir o melhor sistema de atendimento para diminuir as filas. Est...
Principais autores: | Longhini, Tatielle Menolli, Freitas, Kenyth Alves de, Silva, Rafaela Campos da, Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros |
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Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
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Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3962 |
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Resumo: |
A melhoria do nível de serviços ao cliente é um desafio para o varejo. Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se as longas filas de espera. Sobre isso, a simulação pode oferecer importantes informações aos gestores para definir o melhor sistema de atendimento para diminuir as filas. Esta pesquisa teve como objetivo usar a simulação para apoiar a tomada de decisão na configuração do atendimento de um pequeno varejo para reduzir as filas em uma empresa do setor de varejo de alimentos. Para isso, foram coletados os tempos de chegada e atendimento, tornando possível simular um sistema com precisão e conformidade com a realidade. Os resultados indicaram que, com a introdução de mais um operador de atendimento, seria possível reduzir significativamente o número médio de pedidos em fila no processamento do produto, melhorando, assim, o atendimento aos clientes. Portanto, o uso da modelagem computacional se revelou como uma ferramenta relevante para a tomada de decisão no pequeno varejo no que tange à simulação para diminuir as filas. |
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