Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo
A melhoria do nível de serviços ao cliente é um desafio para o varejo. Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se as longas filas de espera. Sobre isso, a simulação pode oferecer importantes informações aos gestores para definir o melhor sistema de atendimento para diminuir as filas. Est...
Principais autores: | Longhini, Tatielle Menolli, Freitas, Kenyth Alves de, Silva, Rafaela Campos da, Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2017
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3962 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-3962 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-39622017-05-10T12:47:58Z Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo Longhini, Tatielle Menolli Freitas, Kenyth Alves de Silva, Rafaela Campos da Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros 3.08.01.02-8 Simulação. Pequeno Varejo. Teoria de Filas. A melhoria do nível de serviços ao cliente é um desafio para o varejo. Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se as longas filas de espera. Sobre isso, a simulação pode oferecer importantes informações aos gestores para definir o melhor sistema de atendimento para diminuir as filas. Esta pesquisa teve como objetivo usar a simulação para apoiar a tomada de decisão na configuração do atendimento de um pequeno varejo para reduzir as filas em uma empresa do setor de varejo de alimentos. Para isso, foram coletados os tempos de chegada e atendimento, tornando possível simular um sistema com precisão e conformidade com a realidade. Os resultados indicaram que, com a introdução de mais um operador de atendimento, seria possível reduzir significativamente o número médio de pedidos em fila no processamento do produto, melhorando, assim, o atendimento aos clientes. Portanto, o uso da modelagem computacional se revelou como uma ferramenta relevante para a tomada de decisão no pequeno varejo no que tange à simulação para diminuir as filas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2017-05-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3962 10.3895/rts.v13n28.3962 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 13, n. 28 (2017) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v13n28 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3962/3641 Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Longhini, Tatielle Menolli Freitas, Kenyth Alves de Silva, Rafaela Campos da Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros |
spellingShingle |
Longhini, Tatielle Menolli Freitas, Kenyth Alves de Silva, Rafaela Campos da Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
author_sort |
Longhini, Tatielle Menolli |
title |
Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
title_short |
Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
title_full |
Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
title_fullStr |
Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
title_full_unstemmed |
Uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
title_sort |
uso de simulação de eventos discretos para a análise de atendimento de pequeno varejo |
description |
A melhoria do nível de serviços ao cliente é um desafio para o varejo. Entre os principais problemas enfrentados, destacam-se as longas filas de espera. Sobre isso, a simulação pode oferecer importantes informações aos gestores para definir o melhor sistema de atendimento para diminuir as filas. Esta pesquisa teve como objetivo usar a simulação para apoiar a tomada de decisão na configuração do atendimento de um pequeno varejo para reduzir as filas em uma empresa do setor de varejo de alimentos. Para isso, foram coletados os tempos de chegada e atendimento, tornando possível simular um sistema com precisão e conformidade com a realidade. Os resultados indicaram que, com a introdução de mais um operador de atendimento, seria possível reduzir significativamente o número médio de pedidos em fila no processamento do produto, melhorando, assim, o atendimento aos clientes. Portanto, o uso da modelagem computacional se revelou como uma ferramenta relevante para a tomada de decisão no pequeno varejo no que tange à simulação para diminuir as filas. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2017 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/3962 |
_version_ |
1805293287430422528 |
score |
10,814766 |